Setecidades Titulo República
Planetário projeta céu
da Bandeira Nacional

Atividade educativa na Sabina atraiu cerca de 200 pessoas;
público aprendeu ainda mais sobre astronomia e patriotismo

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
16/11/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Ontem, no feriado em que se comemora a Proclamação da República, uma das atrações mais procuradas na Sabina Escola Parque do Conhecimento, em Santo André, foram as duas sessões do Planetário Johannes Kepler. A programação especial, em que foi projetado o céu da Bandeira do Brasil, atraiu cerca de 200 pessoas.

Durante aproximadamente 40 minutos, os visitantes do espaço puderam aprender um pouco mais sobre astronomia e patriotismo. A lição de ontem, que será repetida amanhã, domingo e terça-feira, às 13h30 e 16h, reproduziu o céu observado no dia 15 de novembro de 1889, às 8h30, data em que foi proclamada a República, no Rio de Janeiro. O mesmo posicionamento de estrelas se repete na Bandeira Nacional.

Durante a apresentação, o professor Emerson Perez mostrou as principais estrelas presentes na Bandeira do Brasil, os Estados correspondentes a cada uma delas e suas constelações. "É um passeio que agrega conhecimento, principalmente nesse caso em que relaciona o feriado com a atração", considera a técnica contábil Cristiane Pacheco, 35 anos. A moradora da Capital aproveitou a folga para levar as duas filhas, de 6 e 9 anos, ao planetário pela primeira vez.

No caso da professora Marisa Aprodu, 56, virou tradição levar os netos, de 6 e 8 anos, à Sabina nos feriados. "Eles moram no interior do Estado e todas as vezes que me visitam pedem para ir ao planetário", diz a moradora de São Bernardo.

As demais atrações da Sabina, como o pinguinário, aquário, dois simuladores, a boneca que mostra o interior do corpo humano e as réplicas de dinossauros foram opção para aqueles que procuraram diversão educativa no feriado de tempo nublado.

O ingresso para uma sessão no planetário custa R$ 15 e dá direito a passeio pela Sabina, localizada na Rua Juquiá. Aqueles que desejarem visitar apenas o parque escola pagam R$ 10, sendo meia-entrada para estudantes, professores, servidores e idosos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;