Cultura & Lazer Titulo Grátis
Peça traz história de bordadeiras
Por Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
24/09/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Santo André recebe na quarta-feira o espetáculo cênico musical Roca de Fiar. Evento que integra a programação da 6ª Primavera dos Museus - IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), a peça tem início às 19h, na sala Especial do Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa, e tem portas abertas ao público.

O elenco, estrelado por Adélia Nicolete, Camila Shunyata,  Patrícia Nogueira e Roberta Marcolin, conta por meio de canções parte da história das primeiras empresas de tecelagem que chegaram a Santo André.

Costureiras e bordadeiras narram histórias por meio de canções - compostas pelo próprio grupo e com letras escritas pelas atrizes e pela dramaturga Adélia Nicolete. O espetáculo conta ainda com quatro músicos: Fanny Cabanas (teclado e bandolim), Fabrício Zavanella (violão e bandolim), Paulo Serra (contrabaixo e guitarra) e Raifah Monteiro (percussão).

Para que a peça possa contar ao público com riqueza de detalhes como se passava a vida das artesãs e ainda explicar a arte realizada pelas fiandeiras, o grupo mergulhou fundo em pesquisas. Visitou também o Museu de Santo André a fim de entender a história das tecelagens pioneiras na cidade.

Como parte do trabalho de estudo, atores e músicos procuraram ainda costureiras, bordadeiras e mulheres que trabalham nessas profissões na região nos dia de hoje para entender seu dia a dia.

Roca de Fiar - Teatro. Quarta (26), às 19h. No Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa - Sala Especial - Rua Senador Fláquer, 470. Tel.: 4438-9111. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;