Política Titulo Anunciado em dezembro
Bolsa-atleta andreense continua apenas no discurso

Programa da Pasta de Esportes foi colocado como um dos principais projetos do primeiro semestre

Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
20/04/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Em dezembro, o governo do prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), anunciou a criação do programa bolsa-atleta municipal como uma das principais propostas para execução a partir do primeiro semestre de 2014, segundo ano de mandato petista. Contudo, até hoje, o projeto não saiu do papel, faltam informações específicas do texto e não há previsão para ser enviado à Câmara. Sabe-se apenas que a matéria consiste no pagamento de auxílio financeiro aos atletas da cidade.

Apesar da implantação da Secretaria de Esportes ter sido efetivada somente dezembro, a titular da Pasta, Marta Sobral, já atuava com status de primeiro escalão na gestão – foi diretora de Lazer por 12 meses – desde janeiro do ano passado, o que pouco interferiu na evolução da proposta. Atualmente, cerca de 150 esportistas do município recebem ajuda de custo. A operação, entretanto, provoca problemas na análise do TCE (Tribunal de Contas do Estado).

À ocasião do anúncio, Marta alegou que a equipe estudava maneiras de firmar convênios com a iniciativa privada, governo federal e Estado, devido à dificuldade financeira da Prefeitura, só que sem dar detalhes do projeto, como a quantidade de possíveis beneficiários ou a faixa média dos valores que podem ser concedidos. Recentemente, o secretário de Relações Institucionais de Santo André, Tiago Nogueira (PT), disse que integrantes do Paço estavam na fase de visitação às cidades-modelos, como São José dos Campos.

O município do Vale do Paraíba instituiu programa semelhante em 1999, denominado Atleta Cidadão, responsável pela formação e descoberta de talentos esportivos. Lá, os favorecidos recebem vale-transporte, lanches, materiais esportivos e uniformes. A Prefeitura de São Bernardo é outra que divulgou a formação do projeto nos mesmos moldes da proposta federal. A cidade vizinha desembolsará entre R$ 500 e R$ 2.500 por beneficiado.

Em âmbito nacional, o projeto custeia treinamento e aquisição de equipamentos necessários para o bom rendimento do atleta. Desde sua criação, em 2005, segundo dados do Ministério do Esporte, mais de 18 mil bolsas já foram concedidas nas categorias de base, estudantil, nacional, internacional e olímpica e paraolímpico.

Procurada na quinta-feira, a Prefeitura não respondeu os questionamentos da equipe do Diário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;