Economia Titulo Economia brasileira
Projeções para o PIB de 2013 recuam para 2,30%

Mercado financeiro ainda altera expectativas por causa do resultado negativo do terceiro trimestre

Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
17/12/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


 O mercado financeiro diminuiu pela segunda semana consecutiva a previsão de crescimento da atividade econômica do País. Segundo o boletim Focus, do Banco Central, o PIB (Produto Interno Bruto) vai expandir 2,30% em 2013.

Na semana passada, os analistas e economistas que contribuíram com o documento esperavam aumento de 2,35%. Esse resultado já era menor do que os 2,50% previstos na semana anterior.

Na avaliação do professor de Economia da Universidade Metodista de São Paulo e também coordenador do Observatório Econômico da instituição de ensino, Sandro Maskio, o resultado apresentado pelo Focus ontem é apenas um reflexo das revisões dos economistas por causa do resultado do PIB do terceiro trimestre.

“A queda de 0,5% no PIB do terceiro trimestre fez com que eles alterassem suas estimativas”, destacou Maskio. Ele ressalta que se o resultado realmente atingir 2,30%, o percentual ficará menor do que as previsões do começo do ano. Por exemplo, no primeiro Focus de janeiro, as projeções eram de que a economia crescesse 3,26% neste ano.

Outro ponto que também tem influência na previsão média sobre a variação da atividade econômica são as estimativas em relação à produção das indústrias neste ano em relação a 2012.

Conforme o Focus, pela terceira semana consecutiva os analistas reduziram a previsão de crescimento da produção industrial, passando de 1,63% para 1,61%. “Não é uma variação realmente expressiva, mas tem a sua influência”, destacou Maskio.

Para a inflação, no caso o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), não houve alteração. O documento aponta para 5,70% acumulado neste ano. O professor do Insper e um dos vice-presidentes da Ordem dos Economistas do Brasil José Dutra Vieira Sobrinho disse que, para chegar a esse percentual, a inflação de dezembro deve atingir 0,72%, o que ele entende como normal. No ano passado, o registro foi de 0,79%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;