Política Titulo Cacique
Lula terá atividades em São Bernardo e Diadema

Ex-presidente receberá título honoris causa na UFABC e abrirá escola no Sindicato dos Metalúrgicos

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
03/12/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta semana de duas agendas no Grande ABC, berço do petismo. Amanhã, às 15h, estará no campus de São Bernardo da UFABC (Universidade Federal do ABC) para receber título de doutor honoris causa e, um dia depois, às 19h, abrirá a escola de educação profissional na subsede de Diadema do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Duas semanas atrás, Lula liderou ato político na Sociedade Ítalo-Brasileira, em Santo André, que reuniu prefeitos e vice-prefeitos petistas no Estado. A atividade serviu para inflar lideranças da legenda em torno da pré-candidatura do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao governo do Estado em 2014. Foi nessa ocasião que Lula opinou fortemente sobre a prisão de petistas condenados no processo do Mensalão, dizendo que “a lei parece só valer para o PT.”

Os eventos desta semana não têm, a princípio, caráter político, embora a agenda no Sindicato dos Metalúrgicos – presidido duas vezes por Lula – possa se transformar em novo palanque eleitoral para que o cacique defenda as candidaturas de Dilma Rousseff (à reeleição à Presidência da República), de Padilha e de nomes oriundos do sindicalismo na eleição legislativa.

No Grande ABC, o diretor financeiro da entidade, Teonílio Monteiro da Costa, o Barba, tentará cadeira na Assembleia Legislativa como postulante do Sindicato dos Metalúrgicos. Para a Câmara Federal, sindicalistas devem engrossar a campanha à reeleição de Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho.

Lula decidiu turbinar atividades políticas no Grande ABC no fim do ano porque, a partir de 2014, já anunciou que viajará pelo Brasil para trabalhar pela reeleição de Dilma. Ele se colocou como um “segundo candidato”, percorrendo Estados diferentes da presidente, para pulverizar o projeto petista de continuidade à frente do Palácio do Planalto.

AGENDAS

Segundo a UFABC, a concessão do título de doutor honoris causa a Lula foi “pela atuação decisiva” do ex-presidente na constituição da universidade. O título foi aprovado pelo conselho universitário da faculdade. Ainda amanhã, a UFABC inaugura os edifícios Alfa 1 e 2, Beta e Gama. Essa atividade terá participação do ministro da Educação, Aloizio Mercadante (PT), e do reitor Helio Waldman.

Já a ida de Lula para a subsede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC foi confirmada porque a escola de educação profissional acolherá nome de dona Lindu, mãe de Lula e que incentivou o filho a ingressar no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Foi lá que o petista recebeu diploma de torneiro mecânico, cargo que exerceu na Frismodulscar e nas Indústrias Villares e iniciou no sindicato.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;