Setecidades Titulo Mobilidade
Marinho quer transportar passageiros por água e ar

São Bernardo estuda teleférico e barco como transporte público

Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
04/07/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O prefeito de São Bernardo Luiz Marinho (PT) anunciou, ontem, durante entrega de novo acesso viário no bairro Planalto, que estuda a implementação de duas soluções inovadoras para a mobilidade urbana da cidade. A intenção é transportar passageiros por ar e água, usando teleférico nas regiões montanhosas do município e barcos nas proximidades da represa Billings.

Segundo Marinho, estes equipamentos seriam interligados aos 11 corredores de ônibus serão implementados na cidade até 2014. "Estamos estudando estes dois tipos de transporte para dar continuidade à conexão aos terminais", explicou.

O prefeito afirmou que ainda não há prazo para que o projeto saia do papel. "Estamos trabalhando em busca de projetos e recursos. Tudo isso é a longo prazo, e contribuirá para desenvolvimento da cidade."

O professor de Engenharia Urbana da UFABC (Universidade Federal do ABC) Humberto de Paiva Junior elogiou a iniciativa da administração municipal em implementar modelos alternativos de transporte. "São coisas inovadoras na região, que melhoram bastante a mobilidade das pessoas, principalmente nas áreas próximas à Billings. É excelente que estejam pensando nisso", comentou.

Marinho disse que nos bairros montanhosos da cidade a intenção é colocar teleféricos como os que foram instalados no morro do Alemão, Rio de Janeiro. "É algo positivo e muito seguro. Já é utilizado em outros países, como a Colômbia. Além de melhorar o transporte, serve para integrar a população destas áreas", afirmou o professor da UFABC.

Paiva Junior também elogiou a perspectiva de São Bernardo em transportar passageiros através de barco, mas fez ressalva. "Isso requer mais cuidado. É necessário fiscalização intensa e normas de segurança. No entanto, acredito que a Billings não terá problemas de navegação", explicou.

NOVO ACESSO

A ponte de acesso entre os bairro Planalto e Jardim Independência, que faz ligação da Rua Benedito Conrado Filho com a Avenida Robert Kennedy, foi entregue ontem (veja mapa ao lado).

O trecho foi construído entre as ruas Sérgio Cardoso e Mário Cunha, sobre o córrego Jurubatuba, e possibilita o retorno de quem segue pela Avenida Robert Kennedy sentido Piraporinha. Antes, no local, existia passagem apenas para pedestres, que foi demolida para a construção da ponte.

Segundo a Prefeitura, cerca de 55 mil moradores da região serão beneficiados com a nova ponte para motoristas e pedestres.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;