Economia Titulo
BNDES deve se concentrar em linhas para investimento
11/12/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, sinalizou ontem que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico) vai fechar as torneiras do crédito de capital de giro para as empresas. Na entrevista convocada para comentar o resultado do PIB (Produto Interno Bruto) no terceiro trimestre deste ano, o ministro avisou que, em 2010, o banco do governo vai oferecer linhas de financiamento apenas para investimentos.

"No próximo ano, o BNDES vai sair das linhas de capital de giro que ele entrou este ano por causa da crise e ficar só no investimento. Investimento não é algo só para um ano. É para vários anos. Nós queremos o investimento em 2010, 2011, 2012, 2013...", informou o ministro.

De acordo com Mantega, o Tesouro Nacional injetou recursos no BNDES para permitir o aumento do investimento. Em janeiro do ano passado, o Tesouro emprestou R$ 100 bilhões ao BNDES com taxa de juros subsidiada. E, quarta-feira, o governo anunciou que o Tesouro vai emprestar mais R$ 80 bilhões para garantir funding barato às empresas que quiserem investir.

Segundo fontes governistas, por trás do aviso do ministro, se esconde um desconforto com o fato de muitas empresas captarem recursos junto ao BNDES com taxas mais baratas do que nos bancos privados e depois aplicarem o dinheiro no mercado financeiro ou remeterem o dinheiro para matrizes no exterior.

"A economia já saiu da crise, já está num processo de aquecimento e aceleração. Os investimentos estão voltando com força", disse Mantega. "Eu mostrei ontem (quarta-feira) que nós temos um grande programa de investimento", acrescentou ele ao comentar o pacote de estímulo ao investimento anunciado esta semana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;