Memória Titulo
Pauta 2010: cromos dos santos do dia

Uma das sessões que não pode faltar aqui em Memória é a dos santos do dia. Publicamos uma vez, alguns anos atrás, depois paramos...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
31/12/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Uma das sessões que não pode faltar aqui em Memória é a dos santos do dia. Publicamos uma vez, alguns anos atrás, depois paramos de publicar e foi uma chiadeira só. Então tentamos aperfeiçoar o espaço, recorrendo a diversos calendários, vários dos quais indicados por leitores.

A partir de amanhã, e durante todo o ano de 2010, a ideia será a de publicar a estampa de um dos santos do dia. Para tal recorremos a dois pesquisadores da Memória do Grande ABC: Vangelista Bazani, o Gili, e João de Deus Martinez.

Gili (1928-2003) partiu precocemente, deixando um grande vazio entre seus amigos do Gipem (Grupo Independente de Pesquisadores da Memória); mas legou a João de Deus um calendário litúrgico com cromos coloridos dos santos referente ao ano de 1958.

Infelizmente, na versão que João de Deus nos emprestou, não aparece a editora. As estampas, coloridas, são muito bonitas.

TURMA DO RUDGE - Um os líderes da Turma de Rudge Ramos é Valdivino Germano, que faz aniversário hoje: 70 anos de vida, já que nasceu em Mococa (SP) em 31 de dezembro de 1939.

Valdivino veio meninote para o então Bairro dos Meninos. Era 1944. Nunca mais deixou o bairro. Atua no comércio local com o Luma Despachantes. E já adianta: 2010 terá o terceiro reencontro dos amigos de Rudge Ramos, "para juntar todo esse pessoal".

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 30 de dezembro de 1979

Especial - O universo nordestino do Grande ABC: reportagem de Antonio Paulo Pavone; fotos de Fernando Ferreira.

Santo André - Remodelação da Praça do Carmo desagrada

São Bernardo - Clube do Pequeno Engraxate recebe pouco apoio da Fubem.

Acidente - Carreta derruba circo em Santo André.

HOJE

Dia das Devoluções e dia da Esperança.

SANTOS DO DIA

Catarina Labouré, Donata, Melânia e Silvestre I.

Silvestre era natural de Roma. Foi papa entre os anos 314 e 335.

EM 31 DE DEZEMBRO DE...

1909 - Lei municipal nº 38 cria uma escola mista na Estrada do Vergueiro, no bairro da Colônia do Rio Grande, em São Bernardo.

1924 - Realizada em São Paulo a primeira corrida de São Silvestre, iniciativa do jornalista Cásper Libero.

1929 - Lei municipal estabelece tabela e preço para o serviço de transporte de passageiros em automóvel de estacionamento e aluguel no Município de São Bernardo, hoje Grande ABC.

1944 - Companhia Telefônica Brasileira inaugura o posto telefônico do Distrito de Mauá.

1964 - Criado no Brasil o Conselho Monetário Nacional (CMN) e o Banco Central da República.

1999 - Milhares de pessoas comemoram a passagem de ano dentro de escritórios por causa da ameaça do bug do milênio, que poderia afetar os sistemas informatizados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;