Setecidades Titulo
Parque Central terá aulas gratuitas de alongamento
Por Luciana Sereno
Do Diário do Grande ABC
05/06/2005 | 07:44
Compartilhar notícia


A partir de segunda-feira, os freqüentadores do Parque Central, no bairro Paraíso, em Santo André, poderão participar de aulas matinais de alongamento supervisionadas por professores da Fefisa (Faculdades Integradas de Santo André). As atividades integram o programa municipal Bate Coração, que desde abril do ano passado também é aplicado diariamente no parque do Ipiranguinha (praça Antônio Fláquer), próximo à Perimetral. Todos os dias, às 7h, quem estiver no parque poderá ter de 15 a 20 minutos gratuitos de exercícios. A coordenadora do programa, Marlene Bombana, afirma que adaptações para novos horários serão estudadas.

A proposta do Bate Coração é incentivar os freqüentadores a praticar de exercícios físicos de forma correta. O fisiologista Luiz César Martins explica que o alongamento favorece a flexibilidade do corpo. "Com isso, a pessoa tem menor desgaste nas atividades do dia-a-dia, como abaixar-se para pegar um objeto no chão ou na correria do trabalho que exerce", diz o profissional que trabalha para times de futebol, como o São Caetano. Algumas variações de alongamento são mostradas pela professora Fernanda Detoni, da academia Top-Spin, de Santo André, no quadro abaixo.

O alongamento no parque Ipiranguinha foi bem aceito pela população e a Prefeitura diz que cerca de 3 mil pessoas participam das aulas supervisionadas todos os meses. Para o recém-inaugurado Parque Central, a proposta é reunir número ainda maior devido à proporção do espaço. "Inicialmente delimitamos a pista de caminhada e uma área verde para as atividades. Posteriormente podemos ampliar inclusive a grade de exercícios, dependendo da adesão", explica Marlene, do Bate Coração. Durante a semana passada, professores da Fefisa informaram os usuários sobre o início do programa.

Benefícios - Outros benefícios do alongamento apontados pelo fisiologista Martins é a prevenção de lesões por conta dos movimentos de contração e relaxamento. O profissional explica ainda que o alongamento antes de atividades físicas cardio-respiratórias é essencial. "A recomendação é séria porque serve para ativar os grupos musculares que serão trabalhados."

O ideal, segundo ele, é unir o alongamento às atividades aeróbicas (como caminhada e corrida). "Desde que não haja limitação médica, o exercício é uma atividade que não tem restrição de idade."

Além das aulas de alongamento, o Parque Central mantém escolinha de futebol gratuita. As aulas são todas as tardes de quartas e sextas-feiras, para crianças com idade entre 8 e 14 anos. As inscrições são feitas no local, no dia de aulas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;