Esportes Titulo
São Caetano aposta em revelação no Troféu Brasil
Por Kati Dias
Do Diário do Grande ABC
05/05/2005 | 13:22
Compartilhar notícia


O Serc Santa Maria/ São Caetano aposta em prata da casa para chegar às finais do Troféu Brasil de Natação, que acontece em Belo Horizonte (MG), até domingo. A equipe levou 12 nadadores para a capital mineira, mas Samir Gurian é considerado a maior esperança de medalha. O atleta, de 18 anos, entra em ação nesta quinta-feira nas eliminatórias dos 200m costas e nos 400m livre.

Samir entrou pela primeira vez em uma piscina com menos de um ano, em São Caetano. “Comecei a nadar desde cedo, mas só iniciei treinamento para valer aos 7 anos”, disse. Sua professora, na época, disse que seria um bom nadador por causa da estatura (1,95m). “A altura ajuda, principalmente na chegada”, explicou.

O atleta acredita que conseguirá bons resultados nos 200m costas, prova que lhe deu o título paulista deste ano, e o vice-campeonato brasileiro em 2004, ambos na categoria júnior. Porém, sabe que terá duas feras no caminho: Thiago Pereira, do Minas, e Lucas Salata, do Pinheiros. Campeão e vice na prova no Troféu Brasil de 2004.

Embora a competição seja a última oportunidade para obter índice no Mundial de Esportes Aquáticos, que será em julho em Montreal (Canadá), Samir possui pretensões mais modestas. “Quero melhorar o tempo na prova (2min11s) e chegar à final A (os oito melhores colocados)”, explicou. Na competição do ano anterior, Samir ficou na 14ª colocação, na final B. “Foi o melhor resultado da minha carreira como absoluto, principalmente porque nadei ao lado dos principais atletas do país”, explicou.

Os demais nadadores do Grande ABC que entram em ação nesta quinta-feira são: Micheline Cardoso e nos 400m livre, Carolina Teramatsu e Eduardo Serejo, nos 200m costas, por São Caetano. Santo André será defendido por Fernando Scherer, nos 50m borboleta e Rogério Riquelme, nos 200m costas.

Resultados – O Pinheiros conquistou duas medalhas de ouro nas primeiras finais de quarta-feira na competição: nos 50m livre, com o brasileiro Nicholas dos Santos (22s75), e nos 200m peito, com a francesa Anne Sophie Paranthoen (2min38s30). Entre os atletas da região, somente Marco Antonio Sapucaia disputou as finais nos 50 m livre, e conquistou a oitava posição. Fernando Scherer desistiu da prova por já ter o índice para o Mundial.

Pelo Minas, a sueca Therese Alshammar venceu nos 50m livre (25s15), e superou a marca sul-americana de 25s17. Além da sueca, Thiago Pereira levou o ouro nos 200m peito (2min16s40), marca distante do índice mínimo para o Mundial (2min14s53). O melhor resultado da Unisanta foi conquistado pelo veterano Luiz Lima, nos 1.500m livre (15min49s39).



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;