Memória Titulo
Notas e lembranças de um cidadão de Mauá

João Machado tem muitas histórias. As mais envolventes falam de perto à comunidade de Mauá e Ribeirão Pires

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
28/12/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


"Conversando com minha amiga, senhora Cecília Hemamm, ex-governadora do Lions Clube de Santo André, em um dia de muita alegria em minha casa, depois de muito tempo sem nos ver, ela me aconselhou a entrar em contato contigo para um bate-papo".

João Machado, em e-mail enviado à Memória.

* * *

João Machado tem muitas histórias. As mais envolventes falam de perto à comunidade de Mauá e Ribeirão Pires. Mas as particulares também são fascinantes. Como a história do pai, Américo José Machado, e da mãe, Francisca Maria da Conceição. Tiveram 12 filhos. E quando Sr. Américo partiu, em 2000, eram 68 netos, oito bisnetos, três tataranetos. Quase dez anos depois, os números precisam ser atualizados.

O acervo de João Machado permite saber que a Guarda Municipal de Mauá foi instituída em 8 de dezembro de 1960. Tempo do prefeito Élio Bernardi.

A história da Igreja Assembléia de Deus, em Mauá, tem a ver com a família de João Machado. Seu pai foi integrante ativo da igreja. Participou da sua construção. O filho João tornou-se o primeiro músico desta mesma igreja. Depois a família passou para a Igreja Avivamento Bíblico, de Ribeirão Pires, da qual Américo Machado foi presbítero.

João Machado é autor de um livro, Alcoolismo: comédia, tragédia ou tragicomédia. Nele, reúne 50 depoimentos de alcoólatras em recuperação nas entidades especializadas. Presidiu a Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo, núcleo de Mauá; e fundou a ARA (Associação de Recuperação do Alcoólatra) no Grande ABC. Um exemplo de ajuda à comunidade.

EM PÍLULAS
1 - João Machado nasceu em Promissão (SP), em 8 de fevereiro de 1941. Chegou em Mauá em 1º de março de 1954.

2 - Nestes 55 anos de Mauá, lembra do início: trabalhou na eleição do primeiro prefeito da cidade, Enio Brancalion. Meninote. Ganhava 50 centavos por dia para distribuir panfletos do candidato.

3 - Américo José Machado viveu 100 anos: Cataquases, MG, 1900 - Ribeirão Pires 2000; Francisca Maria da Conceição nasceu em Vassouras, MG, e faleceu em Ribeirão Pires em 1986. Tinha 81 anos de idade.

4 - Os 12 filhos: Maria, Augusta, Marina, Osvaldo, Júlia, Nair, Osório, Horácio, Claridina, João Machado, Euclides e Paulo.

5 - João Machado é casado com Isabel Alves e tem três filhos: Wagner, Marcelo Paschoal e Eliana Ramada, mulher do vereador Dalton Ramada; são cinco netos: Nicoli Maria, Murilo, Carolina, João Marcelo e Alicia.

Nasce um museu
Os passos que levaram à criação do Museu de São Caetano há 50 anos, conforme pesquisa do professor Oscar Garbelotto.

Em 28 de dezembro de 1959 - 50 anos exatos hoje completados - o chefe de secção de Educação e Cultura da Prefeitura de São Caetano, Oscar Garbelotto, apresenta minuta do regulamento do museu que seria criado. O regulamento foi elaborado com a participação conjunta de José de Souza Martins, o idealizador do museu.

O prefeito Oswaldo Massei aprova a minuta no mesmo dia e a remete à Diretoria de Assuntos Jurídicos para as devidas providências.

Perguntava-se: sai ou não sai o primeiro museu do Grande ABC?

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 28 de dezembro de 1979

Manchete - Caixa financiará compra de táxis movidos a álcool

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Produção de petróleo não chegará a 50 milhões de barris diários.

São Bernardo - Trevo da Anchieta no km 18 traz desespero a motoristas.

Editorial - Falsos líderes já começam a cair do pedestal

Acidente - Volks colide com caminhão e cai no Rio Tamanduateí.

EM 28 DE DEZEMBRO DE...
1804 - Recenseamento realizado na Capitania de São Paulo indica uma população de 36.163 habitantes para a Capital, que incluía, como bairro periférico, o atual Grande ABC, futura freguesia. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;