Internacional Titulo
Índia e Rússia fecham entrega de urânio russo para reatores indianos
Por Da AFP
17/03/2006 | 12:46
Compartilhar notícia


A Índia e a Rússia ratificaram, nesta sexta-feira, um acordo sobre a entrega de urânio russo para alimentar dois reatores nucleares indianos, apesar da oposição americana, por ocasião da visita a Nova Délhi do primeiro-ministro russo, Mijail Fradkov.

O ministro russo das Relações Exteriores anunciou na terça-feira passada que a Rússia aceitara o pedido da Índia para fornecer uma quantidade limitada de urânio à sua central de Tarapur (Estado de Maharashtra, oeste).

"Eu gostaria de transmitir nossa extrema gratidão ao Governo russo por ter respondido positivamente a nosso pedido de entrega de combustível nuclear para Tarapur 1 e 2", declarou o primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, durante uma entrevista coletiva conjunta com Fradkov.

A entrega deste urânio foi ratificada apesar da oposição dos Estados Unidos, que estimam que a Índia deve primeiro cumprir com suas obrigações em função de um acordo de cooperação nuclear civil concluído com o presidente americano, George W. Bush, no dia 2 de março.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;