Internacional Titulo
Dois ministros renunciam na Bulgária por escândalo de corrupção
Da AFP
02/06/2007 | 12:49
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro búlgaro, Serguei Stanichev, aceitou neste sábado a renúncia de dois ministros após um recente escândalo de corrupção que sacudiu o governo, a menos de um mês de a Comissão Européia emitir um informe sobre as reformas jurídicas do país.

"O ministro das Finanças, Roumen Ovtcharov, apresentou sua demissão na sexta-feira (...) e eu aceitei", anunciou Stanichev em entrevista coletiva celebrada neste sábado em Sofia.

Na véspera, a promotoria-geral se recusou a investigar o ministro por falta de provas em um caso de má administração, abuso de poder e obstrução da Justiça.

O premiê disse que "nesta situação, faz falta um gesto moral forte", em alusão à aceitação da renúncia.

O outro ministro demissionário é o titular da pasta da Justiça, Georgui Petkanov, que há dias antecipou que deixaria o cargo por motivos pessoais.

O governo de centro esquerda de Stanichev se viu envolvido, no fim de abril, em um escândalo de desvio de verbas públicas destinadas ao sistema de calefação pública na capital.

A princípio, o primeiro-ministro demitiu dois vice-ministros ligados ao caso e afastou temporariamente o ministro das Finanças, que acumula a pasta da Energia.

A Comissão Européia, que acompanha de perto a Bulgária e a Romênia, após sua adesão à União Européia, em 1º de janeiro, tem previsto divulgar um informe sobre os progressos destes novos membros na área judicial, especialmente no campo da luta contra a corrupção.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;