Economia Titulo Inovação
Santo André ganha árvore solar com conceito de conectividade
Por Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
31/03/2021 | 00:41
Compartilhar notícia
Angelo Baima/Divulgação PSA


 Quem passar pela Rua Padre Manoel da Nóbrega, no bairro Jardim, em Santo André, certamente será impactado por estrutura metálica de dez metros de altura – o que corresponde a prédio de dois andares – com placas fotovoltaicas em formato de folhagens. Trata-se da primeira árvore solar com conceito de conectivdade da região.

A instalação, parceria da iniciativa privada com a pública, fica em frente ao futuro edifício Serafina Corporate, da construtora Patriani, e será inaugurada na primeira quinzena de abril. A árvore solar é associada a conjunto de placas fotovoltaicas instaladas no topo do prédio, que proporcionarão até 70% de redução no consumo de energia da área social do condomínio.

Além da produção descentralizada de energia solar, a inovação permitirá também série de possibilidades de sensoriamento dinâmico da cidade, como medições climáticas e monitoramento de bueiros, por exemplo, além do controle e da gestão automatizada de aspectos do próprio edifício, tais como o consumo de água ou a produção e o consumo de energia.

Será possível até mesmo fazer recarga de bicicletas e patinetes elétricos no local. Além de ter iluminações especiais, que serão alteradas em datas comemorativas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;