Política Titulo
Funcionários de Mauá vão fazer campanha
Fabrício Calado Moreira
Do Diário do Grande ABC
02/07/2006 | 10:17
Compartilhar notícia


No início desta semana, cerca de 20 funcionários da Prefeitura deixarão os cargos, a maioria do baixo escalão. Eles serão incorporados à estrutura de campanha a deputado estadual da vereadora Vanessa Damo (PV), filha do prefeito Leonel Damo (PV). A idéia do afastamento é evitar eventuais acusações de uso da máquina, segundo o coordenador geral da campanha, José Carlos Orosco. Noivo da parlamentar, ele próprio se afastou do cargo de superintendente da Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá).

"Não queremos incorrer no erro dos nossos adversários, como o Diniz Lopes (presidente da Câmara), que mandava e-mail da Prefeitura com propaganda do PL", critica Orosco, lembrando episódio ocorrido em junho de 2005. Naquela época, quando Diniz era o prefeito interino, o correio eletrônico oficial da administração foi utilizado para enviar e-mail a dezenas de veículos de comunicação anunciando a criação da ala jovem do Partido Liberal, legenda de Diniz.

O então secretário de Comunicação, José Maria da Silva Júnior, assumiu responsabilidade pela prática, que fere a Lei de Improbidade Administrativa por caracterizar uso da estrutura pública em benefício particular. Acusado de algo semelhante na eleição de 2004, o candidato a prefeito da cidade Márcio Chaves (PT) teve o registro de sua candidatura cassado pela Justiça Eleitoral.

Segundo Orosco, a decisão de exonerar os servidores "é uma atitude de responsabilidade do prefeito". "Ele entende que o poder público não pode ser onerado. Além disso, nosso grupo acredita que a Vanessa tem grandes chances de ganhar a eleição e não pode errar."

Praticidade - O coordenador da campanha afirma que os servidores afastados não serão substituídos durante o período eleitoral. O motivo é financeiro - a Prefeitura alega passar por crise financeira com déficit até o momento de R$ 7,5 milhões, além de seqüestros que podem chegar a R$ 18 milhões neste ano.

"Como as pessoas saíram voluntariamente, o Leonel une o útil ao agradável", diz José Carlos Orosco.

Do primeiro escalão, deixam os cargos os secretários de Obras Públicas, Admir Jacomussi, e de Administração, Antonio Bertucci, além do superintendente da Arsae (Agência Reguladora dos Serviços de Água e Esgoto), Ari Soares. A portaria das exonerações deve ser publicada segunda-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;