Política Titulo
Jader Barbalho vai processar a revista Veja
Do Diário OnLine
Com Agências
08/04/2001 | 16:55
Compartilhar notícia


O presidente do Congreso, senador Jader Barbalho (PMDB-PA), anunciou neste domingo, por meio de nota oficial elaborada por sua assessoria de imprensa, que vai processar a revista semanal Veja pelas acusações contidas na reportagem “Abriu-se o covil da Sudam”, tema de capa da edição desta semana. “É tudo ilação ou insinuação da revista, escrita com leviandade e irresponsabilidade patentes”, afirma o documento.

O assessor de comunicação do senador, Luiz Terra Júnior, que assina a nota oficial, diz que Jader Barbalho leu “estarrecido e indignado” a matéria que o liga a denúncias de corrupção na Superintendência para o Desenvolvimento da Amazônia, flagradas pela Polícia Federal em conversas telefônicas grampeadas.

“A leitura atenta da matéria em questão revela que - em momento algum - existe uma intervenção pessoal de sua parte, seja por gestos, por palavras ou por citações como envolvido em quaisquer irregularidades ou denúncias contidas nas tais gravações telefônicas”, afirma a nota.

Por isso, diz o assessor, Jader Barbalho vai acionar o “Poder Judiciário, como foro adequado para restabelecer a verdade dos fatos e condenar os acusadores levianos e falsos”.

Confira a íntegra da nota

"O senador Jader Barbalho, presidente do Senado Federal leu, estarrecido e indignado, a matéria publicada pela revista Veja, sob o título 'Abriu-se o covil da Sudam'. A leitura atenta da matéria em questão revela que - em momento algum - existe uma intervenção pessoal de sua parte, seja por gestos, por palavras ou por citações como envolvido em quaisquer irregularidades ou denúncias contidas nas tais gravações telefônicas.

É tudo ilação ou insinuação da revista, escrita com leviandade e irresponsabilidade patentes. Até mesmo quando pretende citar um fato concreto, atenta clamorosamente contra a verdade dos fatos, inclusive quando agride uma escritura pública: o imóvel a que a Veja se refere como transacionado com Maria Auxiliadora Martins, há três anos, na verdade foi permutado com o dr. Irapuan Sales Filho há quase nove anos!

A luta é absurdamente desigual. Semana após semana, Veja vem se arrogando de poderes para acusar, julgar, condenar, não lhe assegurando o mínimo de defesa, já que nem mesmo publica suas cartas de esclarecimento.

Na reportagem em questão - como em outras tantas anteriores - seu nome é usado indevida e desonestamente por pessoas que jamais privaram de seu convívio ou intimidade. A revista, em sua fúria denuncista, não foi capaz de perceber - ou não quis perceber - hipótese tão evidente.

Esgotadas todas as possibilidades de um diálogo civilizado com Veja, o senador Jader Barbalho recorrerá ao Poder Judiciário, como foro adequado para restabelecer a verdade dos fatos e condenar os acusadores levianos e falsos".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;