Economia Titulo
Valmari aposta na abertura de franquias para exportar mais
Por Ana Macchi
Especial para o Diário
07/01/2005 | 15:18
Compartilhar notícia


A Valmari, empresa integrante do Pólo Brasileiro de Cosméticos de Diadema, pretende nos próximos três anos duplicar o volume de exportações e, para atingir a meta, a aposta é investir na abertura de franquias pelo mundo. Atualmente, o montante exportado corresponde a 3% da produção total, mas poderá alcançar fatia de 6% a 8% caso se multipliquem franquias como a recém-inaugurada loja em Sindelfinger, Alemanha.

A aventura da Valmari pela Europa começou em 2003, com a abertura de escritório com showroom em Lisboa, Portugal, para a venda de 240 dos 550 produtos fabricados pela empresa. Em dezembro do ano passado, uma brasileira e um alemão levaram para Sindelfinger – conhecida como Cidade Mercedes-Benz – a primeira franquia internacional. Além dos dois endereços, a marca montou pré-lojas em Turim (Itália) e Ilha da Madeira (Portugal) – que comercializam, em média, 120 produtos do catálogo – e também vende pela internet para o Oriente Médio e países como Equador, EUA e Japão.

Desde o ano passado, a empresa assumiu o controle das exportações, antes feitas por empresa especializada em distribuição encarregada de repassar os produto a lojas que comercializam artigos naturais.

A alteração na estratégia da empresa teve como objetivo incentivar franquias e melhor expor os cosméticos. Segundo o diretor de Marketing da Valmari, Silvestre Resende, a aposta não resultou em crescimento imediato de vendas, mas ajudou a consolidar a divulgação. "A loja na Alemanha foi muito bem aceita. Sindelfinger é uma cidade com uma população que se identifica muito com produtos de princípios ativos naturais e que tem alto poder aquisitivo", disse. No primeiro mês de funcionamento, o movimento impulsionado pelas boas vendas de Natal foi atropelado pela comoção nacional motivada pela tragédia na Ásia, que vitimou 60 alemães e deixou mais de mil desaparecidos.

Expansão – No Brasil, a Valmari cresceu aproximadamente 18% em faturamento e volume de vendas em 2004 e ainda ampliou em 10% seu quadro de empregados, que passou a contar com 88 pessoas. No país, a empresa já soma 104 franquias.

O foco agora é o investimento na linha capilar. Resende prevê novos produtos para o corpo em abril. "Estamos construindo um prédio de quatro andares para abrigar um centro de logística. Com isso, poderemos ampliar as contratações a partir de junho", afirma o diretor de Marketing, que não revela outros detalhes sobre o projeto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;