Setecidades Titulo
PM prende 60 em sete dias de operação
Por André Vieira
Do Diário do Grande ABC
25/12/2009 | 07:01
Compartilhar notícia
Ari Paleta/DGABC


O CPA-M6 (Comando de Policiamento de Área Metropolitano 6), responsável pelo Grande ABC, divulgou o balanço final da Operação Força Total, deflagrada no dia 18. Depois de sete dias de policiamento ostensivo em toda região, a ação foi finalizada na manhã de ontem com o saldo de 60 prisões e centenas de apreensões entre armas, veículos e drogas.

As blitze foram organizadas com a intenção de combater delitos de maior gravidade, sobretudo os com uso de violência, e fiscalizar as zonas comerciais durante o período de compras de Natal.

"Tivemos atenção especial por conta da delicadeza do momento. Neste período do ano, o trânsito fica mais congestionado e as pessoas andam com mais dinheiro e ficam na rua até mais tarde, portanto, estão mais suscetíveis à ação dos criminosos", afirmou o tenente da Polícia Militar Luiz Roberto Moraes.

Ao todo, mais de 400 homens foram destacados para a operação. O efetivo foi ampliado com a participação de quadros das GCMs (Guardas Civis Municipais) de Santo André, São Caetano, Diadema e Ribeirão Pires, que cooperaram com a Polícia Militar.

"O auxílio foi muito proveitoso, afinal, o objetivo de levar segurança para a população é o mesmo das duas corporações", afirmou o tenente Moraes.

Durante as diligências, o grupo da Operação Força Total também prestou apoio ao Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) no cumprimento de mandados judiciais.

Segundo Moraes, todos os instrumentos à disposição da Polícia Militar foram utilizados nos sete dias de patrulhamento ostensivo.

"Pela primeira vez no Grande ABC todas as modalidades policiais foram empregadas em única operação. Utilizamos o patrulhamento rodoviário, helicópteros e, com a Polícia Ambiental, fizemos inspeções nas áreas de mananciais com o auxílio de uma lancha."

Para o tenente, mais do que os números, o balanço da Operação Força Total expressa a política de prevenção da Polícia Militar.

"Prendemos criminosos e apreendemos armas. Com isso, potencialmente, centenas de crimes foram evitados."

A próxima ação conjunta ainda não tem data para ocorrer. "Mas isso não significa que os trabalhos foram encerrados, porque obedecem a um cronograma e novas operações serão realizadas. As compras de Natal estão chegando ao fim, mas o período de férias está só começando", ponderou Moraes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;