Internacional Titulo
Israel ataca palestinos perto de mesquita em Jerusalém
Do Diário OnLine
Com Agências
02/04/2004 | 09:29
Compartilhar notícia


A polícia israelense invadiu nesta sexta-feira a Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém, um dos mais importantes santuários muçulmanos localizado nos arredores do Muro das Lamentações. Os policiais israelenses entraram na Esplanada depois que jovens palestinos começaram a atirar pedras, segundo testemunhas.

As pessoas que participavam das orações tradicionais de sexta-feira, no interior da Mesquita Al-Aqsa, receberam os policiais com pedras. Pelo menos nove manifestantes foram presos, segundo o Jerusalem Post, enquanto o jornal Haaretz menciona 14 palestinos detidos. A manifestação foi dispersada com granadas de efeito moral e tiros de borracha. Nos confrontos, 20 palestinos ficaram feridos.

Os muçulmanos e árabes israelenses consideram a Esplanada, conhecida pelos judeus como Monte do Templo, o terceiro local mais sagrado do Islã.

Histórico - Em 28 de setembro de 2000, uma visita do agora primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, à Esplanada das Mesquitas iniciou a segunda Intifada (levante palestino). O israelense, acusado de promover um massacre contra palestinos em 1982, queria provar que um judeu pode andar livremente por qualquer lugar de Jerusalém.

No dia seguinte, milhares de palestinos realizaram manifestações e três acabaram mortos pelo exército israelense. Desde então, o conflito deixou milhares de vítimas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;