Tecnologia Titulo
Suve: chatbot desenvolvido na Estônia combate fake news durante pandemia
Da Redação, com assessoria
Do 33Giga
09/04/2020 | 12:48
Compartilhar notícia


A Estônia é considerada um hub mundial de tecnologia, possuindo um governo quase 100% digital. Por meio de um projeto implementado e que recebe o nome de e-Estonia, os moradores têm acesso a facilidades proporcionadas pelos avanços tecnológicos, como votação online, rapidez para abrir uma empresa e porte de RG com chip que dá acesso a 500 serviços, como hospitais.

Diante da pandemia gerada pela covid-19, o governo do país tem utilizado a tecnologia para ajudar os habitantes a enfrentarem a crise, dando suporte e orientação. Foi com este intuito que desenvolvedores estonianos – em colaboração com os setores público e privado – criaram a Suve, um chatbot construído para promover informações confiáveis sobre o coronavírus, ajudando a combater as fake news e a desinformação perigosa gerada acerca do tema.

Outra importante função dessa nova tecnologia é encontrar informações oficiais durante a crise, mantendo também linhas telefônicas de emergência livres de taxas para aqueles que procuram informação que a Suve não conseguiu fornecer.

Leia mais:
Unicef: chatbot via WhatsApp responde dúvidas sobre coronavírus
Covid-19: seu computador pode ajudar na busca por tratamentos; saiba como
Como evitar golpes na internet que usam o coronavírus

A ideia do chatbot surgiu de outra iniciativa realizada para desenvolver soluções criativas e inovadoras no combate a pandemia de covid-19, o hackathon online Hack The Crisis. Organizado pelo Garage48 e Accelerate Estonia, startups do país comprometidas em fornecer ajuda no cenário atual, o projeto também contou com o apoio do Ministro do Comércio Exterior e Tecnologia da Informação. Mais de mil pessoas se dedicaram, durante um final de semana, a encontrar possíveis saídas para a crise.

A Estônia também tomou a frente para ajudar a economia do país com medidas como compensar custos de organizadores de eventos que tiveram que cancelá-los, cobrir 70% dos salários de funcionários que as empresas estão tendo dificuldades de manter por conta da crise da covid-19, entre outras.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;