Internacional Titulo
Anistia denuncia países europeus no Dia Mundial do Refugiado
Por Da AFP
20/06/2005 | 13:05
Compartilhar notícia


Informes publicados nesta segunda-feira, Dia Mundial do Refugiado, pela Anistia Internacional, afirmaram que Espanha, Itália e Reino Unido violam cada vez mais suas obrigações com os refugiados.

Em carta aberta à presidência britânica da UE (União Européia), que sucederá a luxemburguesa a partir de 1º de julho, a Anistia Internacional denuncia o "preço humano na Europa" e afirma que os solicitantes de asilo "são ilegalmente detidos e injustamente expulsos nestes países".

Na Espanha, a Anistia Internacional assinala que as "atuações do governo espanhol para controlar a imigração e a entrada de estrangeiros comportam que o direito de solicitar asilo na Espanha esteja em perigo de extinção" e condena as sérias deficiências que existem nos centros de chegada e atenção que se presta aos cidadãos estrangeiros.

Quanto ao Reino Unido, a Anistia denuncia que, sob a Lei de Imigração Britânica, milhares de solicitantes de asilo foram detidos.

O terceiro estudo, sobre a situação na Itália, assegura que os estrangeiros, incluindo as pessoas que pedem asilo, são detidos com maior freqüência, contrariando os critérios internacionais de direitos humanos. O informe detalha alegações sobre "agressões físicas" e sobre o "excessivo uso de drogas tranqüilizantes ministrada em pessoas que se encontram em centros de detenção temporários".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;