Internacional Titulo
Venezuela investigará acordos com multinacionais petroleiras
Por Da AFP
07/05/2005 | 20:59
Compartilhar notícia


A Assembléia Nacional Venezuelana investigará os acordos operacionais assinados entre a Venezuela e multinacionais petroleiras na década de 90, por causa de suspeitas de lesões ao fisco. O anúncio foi feito neste sábado pelo presidente da Assembléia, Nicolás Maduro.

"Faremos uma investigação histórica, para que todos os venezuelanos conheçam esses acordos, esses saques à nação", afirmou Maduro. O presidente da AN, de maioria oficialista, garantiu que serão interpelados "ex-presidentes da República, ex-ministros das Minas e Energia, ex-presidentes da estatal PDVSA e todos os funcionários ligados aos acordos".

Segundo Maduro, as multinacionais aproveitam-se dos acordos para burlar as cotas de exploração de petróleo, o pagamento de impostos e as atuais leis venezuelanas sobre hidrocarbonetos. O país assinou 32 contratos com multinacionais, dentro do processo de abertura petroleira nos anos 90, que, segundo o atual governo, vai de encontro aos interesses da Venezuela.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;