Internacional Titulo
Liberdade de imprensa no mundo diminuiu, diz pesquisa dos EUA
Do Diário do Grande ABC
29/04/1999 | 15:27
Compartilhar notícia


A liberdade de imprensa no mundo declinou em 1998, segundo um estudo divulgado nesta quinta em Nova York pela organizaçao Freedom House, que apontou Peru, Jordânia e Gana como os três países onde a imprensa foi mais duramente golpeada ano passado.

Segundo o relatório, só 1,2 bilhao de pessoas vivem em naçoes onde existe liberdade de imprensa, enquanto 2,4 bilhoes de pessoas vivem em países onde nao há liberdade, e outros 2,4 bilhoes vivem em países onde a imprensa é apenas parcialmente livre.

A pesquisa precisa que 68 países (36% do total de naçoes no mundo) gozam de liberdade de imprensa, enquanto 66 países (33 %) carecem desta liberdade. Em 52 países (28%), a imprensa é apenas parcialmente livre, acrescentou o relatório.

Em 1998, só 20 países registraram uma ``ligeira melhora' no campo da liberdade de imprensa, enquanto em 53 naçoes esta liberdade se reduziu, indica o relatório sobre a situaçao da imprensa mundial elaborado pela Freedom House, organizaçao fundada em 1941 para supervisionar os direitos civis e políticos no mundo.

Segundo o relatório, os países que registraram um avanço na liberdade de imprensa, passando da categoria de ``imprensa parcialmente livre' a ``imprensa livre', sao Namíbia e Samoa.

O coordenador do estudo, Leonard Sussman, manifestou numa coletiva sua ``preocupaçao' por esta tendência negativa, que reverte, disse, ``os avanços conquistados no século que agora termina, em prol da ampliaçao da liberdade de imprensa'.

Sussman atribuiu a reduçao da liberdade de imprensa no mundo a ``restriçoes impostas por governos através de meios legais, em vez de uma opressao ou violência aberta'.

Freedom House classifica a liberdade de imprensa em uma escala de 1 a 100, com uma nota baixa indicando um país onde a liberdade de imprensa é mayor. Em 1998, o nível médio de liberdade de imprensa de 186 países foi 49.04, uma baixa de quase 3% em relaçao a 1997, quando ficou em 46,29.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;