Setecidades Titulo Transporte público
Linha 10 terá viagens até a Luz aos sábados

Serão ofertadas aos usuários três partidas do Expresso ABC na Estação Santo André pela manhã

Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
04/04/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Quem costuma ir a São Paulo aos sábados para trabalhar, passear ou fazer compras terá, a partir de sábado, forma mais rápida para chegar do Grande ABC à Capital. Isso porque a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) dá início, na Linha 10-Turquesa, à operação do Expresso Linha 10+, que vai oferecer três partidas da Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, às 7h, 8h e 9h, com destino à Estação Luz. O expresso terá paradas nas estações São Caetano, Tamanduateí e Brás. As partidas na Estação Luz vão ocorrer às 12h, 13h e 14h. O percurso será feito por composição de oito carros, com capacidade para até 2.000 pessoas.

O presidente da CPTM, Pedro Moro, explicou que a nova operação ocorre após estudo de demanda realizado com os passageiros da Linha 10-Turquesa, que incluiu pesquisa de origem e destino. “Verificamos que muitas pessoas fazem o trajeto aos sábados, não só para trabalhar, mas também para passeios culturais, compras, idas a restaurantes”, destacou. Aos sábados, cerca de 200 mil passageiros são transportados pela composição que atende a região.

O lançamento do projeto também celebra o aniversário de Santo André, comemorado na próxima segunda-feira. O serviço será mantido permanentemente aos sábados, a exemplo da operação que ocorre de segunda a sexta-feira, nos horários de pico. Durante a semana, são realizadas 16 viagens por dia, que duram cerca de oito minutos, com intervalo de 30 minutos entre cada uma. Pela manhã, das 6h às 9h30, a média de passageiros por trem é de 1.568, enquanto, à tarde, das 16h às 19h30, a média é de 1.475 usuários.

No período da manhã, o serviço parte da Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, parando na Estação São Caetano e encerra a viagem na Estação Tamanduateí, onde a integração com a Linha 2-Verde do Metrô pode ser feita de forma gratuita. Durante a tarde, o funcionamento é das 16h às 19h30 no sentido inverso.

ATÉ A LUZ
Embora Moro tenha negado que a operação seja um teste para religar a Linha 10-Turquesa até a Luz – desde 2010 as composições circulam entre as estações Rio Grande da Serra e Brás –, ele confirmou que há estudos para retomar o trajeto, conforme revelado pelo Diário em 28 de março. “Hoje, podemos ofertar esse serviço aos sábados, por conta das características de todas as linhas que chegam à Estação (Luz). Durante a semana, ainda é inviável”, pontuou. “Os estudos estão em curso, mas não é nada que se concretize em médio ou curto prazo. Precisam ser feitas adequações”, completou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;