Política Titulo Falta de consenso
Para Eduardo Leite, PT precisa de união para 2020

Potencial nome para a disputa do Paço de Santo André, vereador cita estar preparado

Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC
07/03/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques


Nome cotado em potencial para a disputa da eleição à Prefeitura de Santo André no ano que vem, o vereador Eduardo Leite (PT), hoje no segundo mandato, reconheceu que falta unidade interna ao partido. O parlamentar pediu união e citou que a condição é fundamental para eventual sucesso no pleito. O petismo já comandou a cidade em cinco ocasiões, mas vive desgaste após a queda da presidente Dilma Rousseff e impactos da Operação Lava Jato.

Todos os principais rachas do PT andreense resultaram em derrota nas urnas. Eduardo Leite colocou-se como preparado para o páreo majoritário e, refletindo sobre a concorrência pela cadeira de prefeito, afirmou que a sigla precisa chegar a um consenso. “No último PED (Processo de Eleições Diretas) tivemos várias chapas na disputa, em uma eleição na qual grupos estiveram espalhados em várias candidaturas. Precisamos chegar a um consenso, principalmente para a escolha dos próximos presidente, diretório e executiva”, declarou.

Filho do ex-vereador e ex-secretário municipal, Antônio Leite, Eduardo Leite estreou na Câmara em 2013, quando, no pleito do ano anterior, obteve 4.670 votos, recebendo, em partes, o espólio eleitoral do pai. Em 2016, ele foi reeleito com 5.026 sufrágios, sendo o quarto mais votado da cidade naquela concorrência por vaga na Casa. Já em 2018, Leite se lançou a deputado federal e registrou 22.669 votos, não suficientes para conquistar assento no Congresso.

O petista acompanha a tese de outros políticos e lideranças da sigla que alegam não ser momento para discussão de nomes que podem entrar na empreitada de sucessão de Paulo Serra (PSDB). Contudo, o parlamentar admitiu ter a intenção de disputar a corrida pelo Paço andreense e não se retirou da briga pela indicação. “Me sinto preparado para este desafio, mas ainda não discuti isso com meu grupo (político) nem com minha família, que são dois ambientes de onde preciso respaldo”, sustentou o parlamentar. “Estou tomando muito cuidado para não atropelar o tempo das coisas.”

Para Eduardo Leite, avaliação individual também é importante requisito para ditar as decisões do partido. Dessa forma, o parlamentar acredita que a legenda possa intensificar o debate sobre o que o PT busca em Santo André. “Governamos a cidade em diversas ocasiões. Fizemos boas gestões, cometemos erros e acertos. Precisamos dizer para a população de que forma vamos dar resposta para os desafios que possamos encontrar”, acrescentou.

Presidente da legenda em Santo André, José Paulo Nogueira frisou que Eduardo Leite é um dos nomes possíveis dentro do petismo da cidade, porém não descartou outros correligionários. “Temos alguns nomes e ainda vamos nos reunir para definir. Eduardo Leite é um deles, assim como (o ex-prefeito) João Avamileno, (o ex-vereador) Tiago Nogueira e até o ex-prefeito Carlos Grana”, ponderou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;