Setecidades Titulo Refresco
Parque aquático improvisado é opção de lazer no Jd.Luzitano há 23 anos

Piscinas construídas por morador fazem a alegria do bairro em Mauá

Por Daniel Macário
DGABC
02/02/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Diante do calor que bate recorde neste ano – São Paulo registrou o janeiro mais quente do ano desde 1943 –, moradores do Jardim Luzitano, em Mauá, têm à disposição, há cerca de 23 anos, parque aquático improvisado. O espaço de lazer, construído no quintal da casa do controlador de qualidade Juvenal Nunes Rocha, 53 anos, chega a atrair até 120 pessoas em fins de semana.

A atração nasceu da insatisfação do morador devido à falta de opções de lazer no bairro periférico. A princípio, foi construída uma piscina para uso próprio, no entanto, diante do sucesso e dos pedidos de compartilhamento da área de lazer, decidiu ampliar o projeto. “Acabou virando um parque aquático para a criançada durante os meses de verão e de férias. O pessoal traz boia, escorregador, e faz a festa”, destaca Rocha.

Sem cobrar nada dos frequentadores pelo uso do espaço, o controlador de qualidade conta que gasta, em média, R$ 2.000 por mês com a manutenção do local, feita a cada dois dias. Ele destaca ainda que moradores do bairro fazem doações espontâneas para contribuir com os custos do espaço. “Fora isso, tenho um bar, onde pessoal compra comida e bebida”, ressalta o proprietário.

Neste ano, o calor atípico, mesmo no verão, proporciona média de 50 usuários por dia, com picos de 120 pessoas nos fins de semana. “A galera chega aqui às 10h e só sai no pôr do Sol”, observa Rocha.

Vizinha do espaço, a vendedora Fabiana Francisca de Souza, 39, diz ser usuária assídua do local. Ontem, dia em que a temperatura na cidade atingiu 35°C, ela fez questão de levar os quatros filhos para a piscina. “Deixo a criançada se divertir até dizer chega enquanto pego um bronze aqui, do lado de casa, sem precisar ir até a praia.”

Em dias de lotação do espaço, tem quem prefira ficar do lado de fora da água, nas cadeiras de descanso. Caso do pequeno Guilherme, de apenas 2 anos, que observava os amigos na piscina na tarde de ontem. “Ele ama vir aqui. Sempre que acorda pede”, diz o tio da criança, Wagner Viana, 27.

De acordo com a Defesa Civil de Santo André, na quarta-feira foi registrada a maior temperatura do ano na região. Na oportunidade, os termômetros atingiram 35,8°C.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;