Cena Política Titulo
Pretinho vai comandar Câmara de Diadema
Raphael Rocha
Do dgabc.com.br
19/12/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


<EM>Vereador de primeiro mandato, Revelino Teixeira de Almeida, o Pretinho (DEM), será o próximo presidente da Câmara de Diadema. A eleição acontece só amanhã, mas somente ele registrou chapa para a corrida interna. No Legislativo diademense, quem quiser concorrer ao comando da Casa precisa registrar sua chapa com dois dias de antecedência. O democrata conseguiu aglutinar forças da situação ao prefeito Lauro Michels (PV) e de oposição à gestão do verde. Tanto que terá ao seu lado Paulo Bezerra (PV, primeiro vice-presidente); Josa Queiroz (PT, segundo vice-presidente), Marcos Michels (PSB, primeiro secretário); Zé do Bloco (PV, segundo secretário); e Albino Cardoso (PV, terceiro secretário). Vice-presidente do Água Santa, time de futebol da cidade, Pretinho ficará à frente da Câmara até dezembro de 2020.

Perspectivas

O grupo da vice-prefeita de Mauá, Alaíde Damo (MDB), acompanha em compasso de espera a situação na cidade após nova prisão do prefeito Atila Jacomussi (PSB). Ainda sem entender qual será o próximo passo da Câmara, alguns integrantes da família Damo debatem eventual montagem do primeiro escalão, caso Alaíde retorne ao comando do Paço. Filha da vice-prefeita, a ex-deputada estadual Vanessa Damo deve ser secretária de Governo – o corpo jurídico do clã garante que ela não tem mais impedimentos legais para assumir função pública. Rogério Zutin pode ser chefe de Gabinete e Ivo Damo, tio de Vanessa, iria para a Secretaria de Mobilidade Urbana e Transportes, que, se Alaíde retomar o cargo, será aglutinada.

Reunião
Presidente reeleito da Câmara de São Caetano, Pio Mielo (MDB) quer ajeitar agendas com Ramon Ramos (PDT), próximo mandatário do Legislativo de São Bernardo, e com Pedrinho Botaro (PSDB), futuro chefe da Casa de Santo André. Segundo o emedebista, a ideia é estreitar laços com os três maiores Parlamentos da região.

Linha ocupada
E ainda repercute a vitória de Pio Mielo (MDB) como presidente da Câmara de São Caetano. Após o triunfo, que garantiu a reeleição do emedebista, muitos integrantes da classe política – da cidade e de fora dela – parabenizaram o parlamentar. Exceção, porém, foi o deputado federal Alex Manente (PPS). Nem uma ligação aconteceu.

Demitido
Rogério Capetinga foi, por muitos anos, assessor do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), trabalho esse que teve início quando o tucano ainda era deputado. Pois bem. Capetinga foi demitido da administração no mês passado, após demonstrar falta de comprometimento com o governo e depois que o núcleo duro comprovou infidelidade política do então comissionado. Apesar de toda a história, Capetinga segue circulando pela cidade se passando como assessor de Morando, dizendo que está tudo bem com o prefeito. Só que Morando já confidenciou a pessoas próximas que não quer ver Capetinga. Nem de longe.

Estratégico
O prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (sem partido), confirmou a ida de sua vice-prefeita Marilza de Oliveira (PSD) para a Secretaria de Saúde da cidade. A portaria foi publicada na semana passada, quando ele retornou de férias. Marilza, com a nomeação, ganha corpo para se cacifar como candidata à sucessão de Maranhão.

Saiu. Ou não
Demitido pelo prefeito de Ribeirão Pires, Adler Kiko Teixeira (PSB), na semana passada, após desentendimento com o chefe do Executivo, João Mancuso (PSB) ainda consta como secretário-chefe de Gabinete na administração ribeirão-pirense. A portaria com a exoneração também não foi publicada, a despeito de o socialista não aparecer mais no Paço. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;