Cultura & Lazer Titulo
Filme mostra face absurda da violência
Por Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
08/04/2001 | 17:12
Compartilhar notícia


A favela (en)contra a classe média em Como Nascem os Anjos (1996), de Murilo Salles, vencedor do Festival de Gramado como melhor filme e diretor. Esta tragicomédia de erros sobre a violência brasileira é atração de hoje, às 23h, da sessão Sala Brasil na Band. Destaque para as duas crianças, Priscila Assum e Silvio Guindane.

Favela e classe média convivem lado a lado no Rio, um microcosmo do abismo social brasileiro de proporções nacionais. Neste cenário, estes dois mundos se cruzam em situações absurdas. Para escapar dos soldados do tráfico após matar acidentalmente o líder, o simplório Maguila (André Mattos) foge do morro e arrasta consigo Branquinha (Priscila). Esta convence ainda o amigo Japa (Silvio) a segui-los na aventura.

Já fora da favela e com vontade de urinar, Maguila força a entrada na casa de um norte-americano William (Larry Pine), que mora com a filha Julie (Ryan Massey) e a empregada Conceição (Maria Silvia). Após um tiroteio, é ferido e as crianças assumem o controle. A fuga vira seqüestro e pesadelo sem saída.

O filme, que pretende ser a cara de um Brasil absurdo, revela outro abismo: a distância cultural, espelho distorcido da cidadania brasileira, representado pela vontade de Branquinha de ver o corpo despido de Julie comparado ao seu, uma auto-afirmação de quem tem o poder. No caso, um revólver. Absurdo, surreal, mas Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;