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Volks Caminhões investe em padrão militar
Priscila Dal Poggetto
Do Diário do Grande ABC
21/03/2007 | 07:00
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Veículos robustos com tração 4X4 são pouco explorados pelas montadoras no Brasil. No entanto, a Volkswagen Caminhões há quatro anos investe no desenvolvimento de produtos para atender, em especial, as rígidas especificações das Forças Armadas brasileiras. O retorno já começou: as primeiras 14 unidades do caminhão militarizado VW Worker 15.210 4X4 começam a ser entregues ao Exército e Aeronáutica neste mês.

Apesar do número ser baixo, na comparação com as 2 mil unidades vendidas por mês, em média, pela empresa, a proposta da divisão da Volks é abrir mercado, com foco na renovação da frota das Forças Armadas e no suprimento de exércitos de outros países. “Entre jipes, caminhões e carros de apoio, o Exército nacional tem 11 mil veículos, o potencial de renovação da frota é muito grande”, afirma o diretor de vendas e marketing da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Ricardo Alouche.

Segundo o executivo, a empresa tem conversado informalmente com outros países, mas ainda não fechou outros negócios militares. “O padrão de qualidade das Forças Armadas brasileiras é reconhecido no mundo inteiro. Ter a homologação de um veículo de combate significa que outros exércitos podem comprar nossos produtos sem exigir testes”, observa Alouche. A homologação brasileira inclui rodagens por terrenos arenosos, alagados e com lama, além de manobras de embarque aéreo e marítimo, transporte de pontes, uso de biodiesel em mistura B2 (2% de mistura ao diesel convencional) e até testes de balística.

O diretor de vendas explica ainda que o modelo, em versão civil, também abre novas oportunidades no mercado privado. “As empresas que passam cabos elétricos na selva, por exemplo, podem utilizar o caminhão”, destaca. O veículo suporta até cinco toneladas de carga.

O VW Worker 15.210 4X4 é produzido no Brasil. O motor seis cilindros turbo é da MWM International e a transmissão manual é fabricada pela Eaton. Os únicos itens importados são o eixo dianteiro e a caixa de transmissão, do fornecedor norte-americano Marmon-Herrington.

De acordo com Ricardo Alouche, o valor do chassi de um 4x4 dessa categoria custa entre R$ 280 mil e R$ 285 mil. Entretanto, esse não é o valor para o Exército. “Os itens especiais agregam mais custos ao veículo.”

Com a venda do modelo militar, a Volkswagen entra na concorrência direta com a líder do segmento, Mercedes-Benz, que há 50 anos era a única fornecedora de caminhões militarizados com tração integral no País.



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