Turismo Titulo
O histórico mosteiro
Por Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
26/04/2007 | 07:02
Compartilhar notícia


Durante sua estada na capital, o papa Bento XVI ficará hospedado no Mosteiro de São Bento, que acaba de passar por reformas especialmente para receber o sumo pontífice. Desde que receberam a notícia de que Sua Santidade dormiria no local por duas noites, os 36 monges não pararam de trabalhar para que tudo ficasse na mais santa ordem. Afinal, não é sempre que Sua Santidade dá o ar da graça em plena Terra da Garoa. Para que ele e sua comitiva de 11 pessoas fiquem à vontade, os religiosos trataram de reservar um amplo cômodo com direito a suíte, escritório particular, sala de reuniões, banheiro, acesso à internet, sofás e até um piano para o líder católico arriscar umas notas nos poucos momentos livres que tiver em solo brasileiro.

Mas as atrações do mosteiro não se restringem aos aposentos papais, e nem é a primeira vez que o prédio passa por reformas. Fundada por beneditinos em 1598 no local onde o cacique Tibiriçá havia estabelecido uma aldeia, a igreja foi reconstruída cinco vezes. A edificação atual, em estilo eclético, surgiu entre 1910 e 1922.

No interior, a riqueza dos objetos decorativos desperta a atenção, seja pelas pinturas, esculturas e paredes de madeira entalhada, seja pelo imenso crucifixo barroco de 1777. As sepulturas do bandeirante Fernão Dias, patrocinador da segunda reconstrução da igreja, ficam na nave central da basílica, em frente ao altar-mor. E à parte dos belíssimos vitrais alemães, as paredes aludem à história da cidade por meio de efígies de bronze com retratos de Anchieta, Amador Bueno e Fernão Dias Paes.

Outro destaque é o órgão, com 6 mil tubos: um dos maiores em funcionamento no Brasil. Mas nem precisaria tanto, pois o canto gregoriano entoado pelos monges durante a missa das 10h de domingo já é, por si só, um santo deleite aos ouvidos.

Informações:
Mosteiro de São Bento – Somente a igreja pode ser visitada pelo público, ´no horário das 6h às 18h30 de segunda a sexta e das 6h ao meio-dia aos sábados e domingos. Endereço: Largo de São Bento, s/nº, Centro (acesso pela estação São Bento de Metrô). Tel.: 3328-8799. Site: www.mosteiro.org.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;