Internacional Titulo
Membro do ETA condenado a 2.995 anos de prisão será libertado
Da AFP
07/01/2005 | 10:50
Compartilhar notícia


José Ignacio de Juana Chaos, condenado a 2.995 anos de prisão por 11 atentados que mataram 25 pessoas na década de 80 na Espanha, será libertado em fevereiro. Ele é integrante do Comando Madri do grupo separatista basco ETA.

Preso em janeiro de 1987, Chaos cumpriu 18 anos anos de reclusão. Até maio de 2003, ele tinha descontado 4.350 dias (12 anos) de sua condenação, pois até então vigorava na Espanha o Código Penal de 1973, segundo o qual um interno que se matriculasse em um curso universitário seria beneficiado com reduções automáticas de pena.

Este sistema permitiu que Chaos, considerado um histórico integrante do Comando Madri, que em um de seus atentados mais sangrentos matou 12 guardas civis, não chegará a cumprir sequer os 30 anos máximos estipulados pela lei do país europeu.

No entanto, em 2003, entrou em vigor uma reforma do Código Penal que anula as redenções extraordinárias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;