Cultura & Lazer Titulo
Mariana Aydar lança segundo CD
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
13/04/2009 | 07:03
Compartilhar notícia
Divulgação


Representante da recente safra de talentosas cantoras de MPB, a paulistana Mariana Aydar lança o segundo CD, Peixes, Pássaros, Pessoas (Universal, R$ 32 em média) em que lustra seu samba chique e à vontade em 13 canções inéditas.

Sem apelar para repetições, o disco preserva as qualidades mostradas no álbum Kavita 1, lançado em 2006, e reflete o amadurecimento da intérprete. No topo da lista de virtudes da artista estão as performances seguras e o bom gosto na escolha do repertório.

Alheia a restrições estilísticas e ao deslumbramento de uma parcela significativa da imprensa especializada, ela procura consolidar seu espaço com serenidade, o que explica o período de três anos longe dos estúdios. Para conduzir o processo de produção do disco, convidou o resquisitado Kassin e o compositor Duani, também namorado da cantora.

"Já gostava muito da sonoridade vintage que o Kassin conseguiu para o Los Hermanos no disco Ventura (2003). Depois que começamos a conviver, percebi que, além de ser um p... produtor, ele é um cara legal e divertido", comenta Mariana.

Não à toa, a estrela gravou em seu primeiro trabalho uma versão lânguida e elegante de Deixa o Verão, uma das pérolas criadas pela banda que está "em recesso por tempo indeterminado".

Além de cantar, ela divide a autoria das composições com Duani, como ocorre em Aqui em Casa, em que o groove marcado pela bateria, o tamborim e o ganzá ganham saboroso tempero da guitarra semiacústica de Carlinhos 7 Cordas. À primeira audição, essa é uma das faixas que se destacam, assim como Tá?, xote escrito por Carlos Rennó em parceria com o casal Pedro Luís e Roberta Sá.

A letra contém frases que se encerram com palavras suprimidas e críticas ao desrespeito à natureza. "Gosto muito da Roberta e ter oferecido a música foi muito generoso da parte dela."

Mariana revela que, no início das gravações de Peixes, Pássaros, Pessoas tentou evitar os sambas. Não queria limitar-se a rótulos, já que sua paleta musical tem tintas de outros estilos, como o pop e os ritmos latinos. Mas, no decorrer do processo, resolveu ceder à beleza da cadência dos bambas. "Foi inevitável porque o samba para mim é uma coisa muito verdadeira e sincera. O Duani até fez O Samba me Persegue, que fala disso."

A canção conta com a participação especial de Zeca Pagodinho, que acrescenta doses substantivas de espontaneidade à faixa.

Outra convidada é a cantora caboverdiana Mayra Andrade, que comparece em Beleza. "Conheci a Mayra quando morei em Paris e ouvi o disco dela em uma loja. Depois, procurei ela na internet, nos conhecemos e viramos amigas. Quando a gente ouviu a música, percebeu que devia chamá-la."

A extensa lista de colaboradores inclui o mestre da guitarra tropicalista Lanny Gordin (em Tudo que Eu Trago no Bolso) e Mário Manga, pai de Mariana e ex-integrante do grupo Premê, que toca violoncelo em Peixes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;