Cultura & Lazer Titulo Artes Plásticas
Memória de pessoa simples

Sentimentos aflorados durante a escrita de livro foram
transportados para fotografias, imagens formam exposição

Por Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
07/11/2011 | 07:14
Compartilhar notícia


Sentimentos aflorados durante a escrita do primeiro livro foram transportados para 20 fotografias. As imagens fazem parte da exposição 'Mineirinha e Outras Histórias', que será aberta na Academia Brasileira de Arte, em Santo André, na sexta.

O fotógrafo italiano Christian Piana, radicado no Brasil, fez retratos de 14 pessoas, "todas sofridas, vindas de outros estados", conforme conta. São alunos do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos, em São Bernardo, que assumiram o desafio de colocar no papel as suas histórias, mesmo sem a familiaridade com a escrita.

Para a exposição, a proposta é mostrar, por meio de imagens, as alegrias e as tristezas desses novos escritores, os autores do livro homônimo, que será lançado pela Editora Lamparina Luminosa no dia 26, na Câmara de São Bernardo, e no dia 2, na Livraria Alpharrabio, em Santo André. Iniciado em março de 2010, o processo de criação da obra foi emocionante, segundo o artista, orientado pelo resgate da memória.

Além de lidar com dificuldade da escrita, cada um teve de se esforçar para lembrar os episódios marcantes da vida. Como metodologias para estimular esse resgate foram aplicadas brincadeiras teatrais, vídeo-depoimentos e desenhos da linha da vida. "A princípio, tiveram dificuldade de valorizar episódios porque viveram momentos intensos, mas achavam que para os outros não seriam interessantes. São histórias extremamente bonitas, ricas de significado, importantes para serem contadas", explica o artista.

Durante os ensaios, Piana também pediu para que todos interpretassem algum lado de sua personalidade enquanto eram fotografados em estúdio com fundo neutro, que colocava em destaque os protagonistas das histórias, pessoas que provavelmente nunca teriam espaço para publicar um livro, cuja vida é marcada pela nostalgia dos tempos de infância na roça e pelo esforço para encontrar lugar ao sol na cidade.

"Brinquei com diferentes disposições dentro do espaço. Fotografei de perto e de longe. Também fiz montagens como duplicação", exemplifica Piana. No fundo negro, o artista só utilizou uma iluminação para colocar em evidência algumas partes dos corpos e deixar outras "perdidas na sombra". Segundo ele, "é como se as emoções saíssem como manchas de luz do fundo escuro".

O nome da mostra é homenagem à primeira pessoa, apelidada de Mineirinha, que gravou vídeo-depoimento com Piana. "Ela tem uma história fantástica", afirma.

EDITORA
Christian Piana é coordenador da Editora Lamparina Luminosa, nome fantasia para Editora Livre Popular Artesanal, premiada como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura e pela Secretaria do Estado da Cultura. Instalado no Centro de Formação Profissional Padre Léo Commissari (Rua Padre Léo Commissari, 288. Tel.: 4127-0866), em São Bernardo, o projeto aposta no resgate da história da comunidade local, que passa a conhecer a própria trajetória por meio da literatura. A proposta é produzir livros com anexos multimídia e oferecer oficinas voltadas para a escrita.

A Mineirinha e Outras Histórias - Exposição. Abertura na sexta-feira, às 19h30 - Na Academia Brasileira de Arte - Rua Tito, 25, Santo André. Tel.: 2379.7975. Visitação: de segunda-feira a domingo, das 8h às 22h. Entrada franca. Até 22 de dezembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;