Setecidades Titulo Salários atrasados
Atendimento na Saúde funcionou parcialmente

Por orientação do sindicato, trabalhadores da FUABC em Sto.André protestam por salários atrasados

Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
10/12/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Apesar de o SindSaúde ABC (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos Privados de Saúde no Grande ABC) ter orientado os trabalhadores contratados pela FUABC (Fundação do ABC) em Santo André a cruzarem os braços ontem em protesto pelo atraso do pagamento do 13º salário, a paralisação do serviço ocorreu de forma parcial na cidade. Não houve registro de prejuízos aos munícipes.

Segundo o sindicato, foram registradas paralisações no Centro de Especialidades Odontológicas do bairro Santa Terezinha, no Centro de Especialidades 1, na UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Irene 1, na US (Unidade de Saúde) Bom Pastor, no PSF (Programa Saúde da Família) Jardim Santo André, no Centro de Especialidades Odontológicas e em unidades das Residências Terapêuticas.

Em três UBSs visitadas pela equipe do Diário – Vila Humaitá, Centreville e Vila Luzita –, funcionários geridos pela FUABC atendiam aos pacientes normalmente. “Sou contratada pela Fundação e estou trabalhando”, disse auxiliar de enfermagem da UBS Centreville.

De acordo com a Prefeitura, a maior parte dos trabalhadores gerenciados pela FUABC já recebeu, ontem, o salário do mês de novembro e “outros receberão durante o expediente bancário”. O impasse está no pagamento da primeira parcela do 13º salário. “O depósito pode ser feito de fevereiro até novembro, é o que fala a legislação”, salientou o presidente do SindSaúde ABC, Almir Rogério da Silva.

Na cidade, 2.370 profissionais atuam na área da Saúde vinculados à FUABC, segundo a Prefeitura. A falta de repasse à entidade regional é justificada pela administração municipal devido à “queda da receita decorrente da crise econômica”. “Os valores devidos estão sendo apurados, portanto, não existe ainda um valor final, pois está pendente o quanto a Prefeitura irá arrecadar até 31 de dezembro”, declarou, em nota.

Não foram os trabalhadores que geraram a crise. Não dá para compreender que um profissional importante como o da área da Saúde fique sem o seu ganha- pão”, rebateu o dirigente do sindicato.

O Executivo afirmou que, no momento, está em negociação junto à FUABC para solucionar o impasse.

Na segunda-feira, o sindicato realizará assembleia às 19h, em sua sede, no município andreense, para decidir, em conjunto com os trabalhadores, o que farão caso a quitação do 13º não aconteça.


 

MAUÁ

Funcionários contratados pela FUABC e que estavam passando pelo mesmo problema em Mauá receberam, ontem, a primeira parcela do 13º salário. Os trabalhadores continuam em estado de alerta até o dia 20, prazo máximo para o pagamento da segunda parte do benefício.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;