Setecidades Titulo Educação
Região tem 107.358 inscritos no Enem

Cidade com mais estudantes é Santo André,
com 29.552; 1ª parte da prova é realizada hoje

Por Leonardo Santos
Especial para o Diário
05/11/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Hoje, 107.358 pessoas participam da primeira fase da prova de avaliação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no Grande ABC, em busca da universidade e do curso desejado. A cidade que registrou maior número de inscritos foi Santo André, com 29.552 pessoas, seguida por São Bernardo (29.165), Mauá (13.454), Diadema (18.892), São Caetano (10.532), Ribeirão Pires (4.263) e Rio Grande da Serra (1.500).

A equipe do Diário acompanhou ontem o último dia de aula dos estudantes do cursinho do Singular, em Santo André, antes da prova. Após anos tentando ingressar na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Adriele Badain, 22 anos, sonha em ser médica. “Estou mais confiante neste ano. Além de estudar aqui, reviso conteúdo em casa e durante a madrugada”, comenta. “Acredito que o tema da redação será sobre algo atual, o que assusta um pouco é a Matemática.”

Com objetivo de ingressar em qualquer universidade pública do País para prestar Medicina, Carolina Hemeque, 25, estuda sete horas por dia. “Agora é revisar tudo o que aprendemos durante esses meses e colocar em prática”, avalia. “Estou tentando desde que saí da escola, e não vou desistir.”

Ao contrário dos demais, as matérias de exatas não preocupam Fábio de Oliveira Costa, 18, que busca cursar Ciência da Computação na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). “Estou um pouco preocupado com a redação. Sei que os temas são bem atuais, mas é a parte que mais me assusta”, comenta o aluno, que afirma estudar oito horas por dia.

Em busca do curso de design da USP (Universidade de São Paulo) ou Unesp (Universidade Estadual Paulista), Lucca Harada, 18 anos, chega mais cedo ao estabelecimento para revisar o conteúdo estudado. “Tenho mais dificuldade na área de biologia, então reforço os estudos para evitar brancos e problemas na hora.”

Segundo o professor de Matemática do cursinho, Marcel Xavier de Souza, o essencial é que as questões sejam bem lidas. “O Enem trabalha muito com a interpretação. Então, um texto bem lido e muita concentração resolvem qualquer coisa”, avalia. “Errar faz parte. Nunca houve uma pessoa que acertou todas as questões.”

Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h, e fechados às 13h. Os inscritos realizarão os testes de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e amanhã, Matemática e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e a redação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;