Internacional Titulo
Ataque do ELN provoca blecaute na Colômbia
Por Do Diário do Grande ABC
22/03/2000 | 10:56
Compartilhar notícia


As açoes do Exército de Libertaçao Nacional (ELN) causaram um grande blecaute em Bogotá e outras localidades da Colômbia, na terça-feira. Três centrais hidrelétricas - Chivor, San Carlos e Guavio - tiveram seu funcionamento interrompido devido a uma sobrecarga nos circuitos de distribuiçao, resultante de 12 ataques com explosivos ao sistema elétrico colombiano.

O gerente da Empresa de Energia Elétrica de Bogotá, José Antonio Vargas, em entrevista à rádio Caracol, disse que "Bogotá ficou totalmente no escuro".

A partir das 9h29 de terça-feira (hora local) a falta de luz afetou os departamentos de Cundinamarca - que tem Bogotá como capital -, e os de Boyacá, Arauca, Meta, Santander, além de uma parte de Cesar. O serviço em Bogotá foi restabelecido cerca de cinco horas mais tarde.

Outras 11 torres de energia haviam sido derrubadas pelo ELN, a segunda maior guerrilha da Colômbia, entre sábado e segunda-feira. Além das torres, o ELN destruiu com explosivos a subestaçao de El Peñol, segundo informou a ISA, empresa que distribui a produçao de energia hidrelétrica por meio de um sistema interconectado.

Há mais de um ano, o ELN já derrubou mais de 200 torres de energia. As perdas estimadas pelo governo colombiano sao de US$ 100 milhoes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;