Eleições 2016 Titulo Diadema
Lauro desponta com folga e Vaguinho se isola em segundo

Prefeito de Diadema e candidato à reeleição consolida vantagem; vereador do PRB se distancia do petista Maninho

Por Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
02/09/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


A disputa pelo comando da Prefeitura de Diadema para legislatura 2017-2020, que envolve nove candidatos, aponta hoje vantagem para o atual chefe do Executivo e postulante à reeleição, Lauro Michels (PV), segundo estudo elaborado pelo DGABC Pesquisas, a pedido do Diário. A um mês da eleição municipal, Lauro consolidou liderança ao registrar 26,8%, em cenário estimulado. Debutante na disputa ao Executivo, o vereador Vaguinho do Conselho (PRB) se isolou na segunda posição, alcançando 14% de pontuação.

O PT, partido que governou o município em seis oportunidades em 30 anos, foi apenas o terceiro lugar. Representante do petismo e também parlamentar, Manoel Eduardo Marinho, o Maninho, conquistou 9,5% de citações. O quadro de prefeituráveis no município é completado pelos postulantes Taka Yamauchi (PSD), que somou 5%, Silvino Roque Neto, o Russo (PMN), com 2%, Virgílio Alcides de Faria (Rede) e Vandival Ferreira (PCO), com 1%, Ivanci Vieira dos Santos (PSTU), com 0,8%, e José dos Santos Cruz (Psol), com 0,3%. Votos brancos, nulos ou em nenhum dos candidatos somaram-se 24,3%. Público que não opinou foi de 15,3%.

Na sondagem espontânea, cuja pergunta ao entrevistado não cita os candidatos, a superioridade do prefeito diademense também é consolidada. Foram 16,3% de adesões, contra 8,5% de Vaguinho, segundo colocado. A terceira posição foi novamente para Maninho, com 3,5% de intenções de voto.
Na sequência foram citados Taka (0,8%) e Virgílio (0,5%). Entrevistados que não souberam opinar foram 48,4% e que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos somaram-se 20,5%.

A vantagem de Lauro entre os demais postulantes ao Paço não foi unânime, uma vez que no questionamento de rejeição o maior índice foi atribuído a ele. O verde foi contestado por 29,8%. Na sequência, a maior impopularidade foi destinada a Maninho, com 11,3%. Completam a lista Vaguinho (4,3%), Russo (2,8%) e Cruz (2,3). A menor citação foi para Ivanci, com 0,2%.

O atual prefeito registrou ampla vantagem dentro de grupo mais jovem, cuja faixa etária vai de 16 a 24 anos. Lauro desponta com 25,4%. O segundo lugar foi para Vaguinho, 8,5%, e Maninho, com 6,8%. Com o público com idade superior a 60 anos, a liderança permanece ao verde. Foram 26,4% de adesões, contra 15,3% de Vaguinho e outros 11,1% de Maninho. Taka registrou 5,6%.

Entre os eleitores com Ensino Superior completo, o prefeito rivalizou preferência com o petista. Lauro conquistou 25,6% de citações, seguido de perto por Maninho, com 23,3%. Taka alcançou 7% e Vaguinho registrou apenas 4,6%, mesmo percentual de Virgílio.

Dentre a ala de renda até R$ 880 mensais, o chefe do Executivo angariou 19%, contra 12,7% de Vaguinho e 7,6% de Maninho. No público mais rico, cujo rendimento supera R$ 4.400, Lauro lidera com 38,3%. Maninho foi o segundo, com 14,7%, seguidos por Taka, 8,8%, e Vaguinho, 5,9%.

Foram entrevistadas 400 pessoas no município, na segunda-feira. A pesquisa foi registrada no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) sob protocolo 01573/2016. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;