Setecidades Titulo Divergência
Edital gera polêmica entre alunos e reitoria da UFABC

Processo para contratar professores para disciplinas de Relações Étnico-Raciais compara apartheid, nazismo e sionismo

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
20/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


 Representantes do Coletivo Negro Vozes e o reitor da UFABC (Universidade Federal do ABC), Klauss Capelle, selaram ontem compromisso para não alterar mais nenhum tópico do edital 145/2016, destinado para contratação de professores para disciplinas da área de Relações Étnico-Raciais. A publicação, que foi alvo de críticas por parte da Conib (Confederação Israelita do Brasil) por comparar apartheid, nazismo e sionismo, sofreu na semana passada retificações que não passaram por aprovação dos alunos. O fato gerou desconforto entre a reitoria e grupo estudantil.

Publicado no fim de junho, o edital, que prevê a contratação de quatro professores para atuarem na área de Relação Ético-Raciais, é antiga reivindicação dos alunos. O objetivo era que o tema fosse incluído na grade curricular como uma forma de combater o racismo, fornecendo aos jovens embasamento sobre o tema.

Durante um ano, grupo estudantil realizou série de reuniões com a reitoria da universidade para debater a implantação do projeto até a abertura do concurso público, no mês passado.

Entretanto, dias após o edital ser publicado no Diário Oficial da União, um dos itens do documento foi alvo de questionamentos. Em um dos tópicos, no qual eram descritas as subáreas, a universidade descreveu que o docente teria que abordar “Conexões da branquidade e dos regimes racistas: apartheid, nazismo, sionismo”.

A comparação dos três últimos termos usados na publicação foi criticada durante encontro entre Fernando Lottenberg, presidente da Conib, e o ministro da Educação, Mendonça Filho.

Após pressão do governo federal, a UFABC optou, na última semana, em retirar as palavras apartheid, nazismo e sionismo do edital. Em nota, a instituição disse que “retificação, providenciada após ouvir os autores do texto original, corrige uma parte do edital que tratou no mesmo contexto regimes políticos e acontecimentos históricos muito diferentes entre si”.

A decisão unilateral acabou motivando encontro entre o grupo estudantil e a universidade para debater o tema mais uma vez. Representantes do Coletivo Negro Vozes afirmaram ontem que a reunião foi uma maneira de garantir o andamento do edital. “Eles nos disseram que irão soltar uma nota pública sobre o assunto e darão andamento ao edital, prevendo que o processo seja concluído ainda neste ano para que, já em 2017, as aulas dessas disciplinas tenham início”, relata a estudante Isis Mustafa, 19 anos.

A UFABC reafirmou que o concurso continua aberto e reforçou postura de estrita neutralidade político-partidária, reiterando compromisso com a excelência acadêmica em ensino, pesquisa e extensão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;