Nacional Titulo
PA: Exército ocupa Marabá temendo açao do MST
Por Do Diário do Grande ABC
29/04/1999 | 15:54
Compartilhar notícia


Os principais pontos da cidade de Marabá, no sul do Pará, foram ocupados nesta quinta-feira por forças do Exército. O comando do 52º Batalhao de Infantaria e Selva na regiao nao quis explicar o motivo da açao militar, limitando-se a falar em "manobra de rotina para adestramento da tropa". A mobilizaçao do Exército coincide com a invasao das instalaçoes do Instituto Nacional de Colonizaçao e Reforma Agrária (Incra) por cerca de 7 mil sem-terra e lavradores de 150 assentamentos e fazendas ocupadas em 16 municípios da regiao.

O secretário de Defesa Social do governo do Pará, Paulo Sette Câmara, foi informado sobre a açao do Exército em Marabá, mas nao quis comentar o assunto. Os sem-terra estao cobrando do Instituto Nacional de Colonizaçao e Reforma Agrária (Incra) que a reforma seja acelerada e promessas de melhorias nos assentamentos, crédito agrícola, construçao de escolas e postos de saúde.

A presença do Exército nas principais entradas e saídas de Marabá, revistando ônibus e caminhoes foi classificada pelo líder do MST, Eurival Martins, como "intimidaçao". Segundo o MST, os militares estao apreendendo facoes, foices e enxadas dos agricultores que chegam à cidade.

Martins afirmou que os trabalhadores nao pretendem invadir outros prédios públicos ou ocupar a ferrovia de Carajás."Nossa manifestaçao é pacífica e ordeira, quem está agitando o sul do Pará é o Incra, com sua omissao na reforma agrária e em nao cumprir acordos acertados com o MST e Fetagri no final do ano passado."

O superintendente do Incra na regiao, Vitor Hugo da Paixao Melo, informou nao haver "recursos para atender o que os sem-terra e assentadois estao pedindo". Melo ameaça fechar a sede do Incra se o MST "radicalizar".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;