Esportes Titulo
Morre presidente da Federaçao Internacional de Atletismo
Por Do Diário do Grande ABC
07/11/1999 | 17:43
Compartilhar notícia


O presidente da Federaçao Internacional de Atletismo (IAAF), Primo Nebiolo, morreu aos 76 anos de parada cardíaca na madrugada deste domingo em Roma.

O presidente da IAAF, que também era membro do Comitê Olímpico Internacional e havia ajudado a cidade italiana de Turim a conseguir a organizaçao dos Jogos de Inverno de 2006, sofreu um ataque cardíaco em sua casa e foi levado a uma clínica, onde morreu pouco depois.

Presidente da IAAF há 18 anos, Nebiolo era também presidente da Federaçao Internacional de Esportes Universitários da Fundaçao Internacional de Atletismo Ligeiro e membro da direçao do Comitê Olímpico Nacional Italiano (CONI, instância máxima do esporte italiano).

Após sua chegada à presidência da IAAF, Nebiolo fez do atletismo um importante negócio que ele mesmo dirigiu do paraíso fiscal de Montecarlo. As últimas contas da Federaçao demonstram um lucro de mais de US$ 54 milhoes em 1997.

Boatos sobre seu estado de saúde circulavam há mais de um ano e, em agosto, um jornal inglês informou que Nebiolo tinha problemas de próstata.

Desde que sucedeu o holandês Adriaan Paulen em 1981, Nebiolo impediu qualquer tentativa de retirá-lo do cargo e, no momento, nao se sabe quem o substituirá. O vice-presidente da IAAF, o senegalês Lamine Diack, assumiu interinamente.

Homenagem - O funeral do presidente da Federaçao Internacional de Atletismo (IAAF), Primo Nebiolo, será realizado na próxima terça-feira em Roma. Uma cerimônia comemorativa será realizada no estádio Marmi de Roma às 15h00 locais (12h00 de Brasília). Após a missa, será realizado um ofício religioso na igreja do Sagrado Coraçao da Maria Imaculada, na praça Euclide. Esta segunda-feira, os restos mortais de Nebiolo, morto na madrugada deste domingo, receberao uma última homenagem na sala de honra do comitê olímpico italiano, no Forum Itálico, a partir das 07h30 de Brasília.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;