Memória Titulo Memória
Um novo termo: contemporaneidade abeceana

Chamou minha atenção os depoimentos do Euclydes Rocco Junior...

Ademir Medici
12/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Chamou minha atenção os depoimentos do Euclydes Rocco Junior. Acredito valha a pena continuar a reconstrução da memória dessas duas décadas – 1950 e 1960. Elas marcam a transição de Santo André e, por extensão, do Grande ABC, de periferia de São Paulo para cidade grande incorporada à metrópole de São Paulo.

Há mudança no estilo de vida. A industrialização promove a migração interna e urbanização. Hoje nossa região é diferente das décadas citadas. Portanto, esse período é fundamental para o entendimento da contemporaneidade abeceana.

Cf. professor Alexandre Takara

Irmão Caçula

Texto: Euclydes Rocco Junior

O Ocara Clube foi onde me iniciei no mundo adulto, em 1960. Comecei por causa do futebol, mas, tempos depois, meu enorme amigo Douglas Zanei e eu assumimos a produção e a apresentação do Ocara Show Graça – entre 1964 e 1968.

As domingueiras dançantes eram uma deliciosa maneira de arrematarmos os fins de semana.

Sob a sede do clube, na Coronel Oliveira Lima, estava instalada a Padaria Matinal, ponto de encontro de seus associados, nos fins de tarde e aos sábados e domingos pela manhã. Lá fui recebido como o irmão caçula dos fundadores, com muito carinho e atenção.

HÁ 100 ANOS

- Oscar Pereira da Silva concluía o retrato a óleo do senador José Luiz Flaquer. Escreve o articulista do Estadão, edição de 14-4-1916:

- Tivemos ocasião de ver no atelier do distinto professor esse trabalho, cuja execução é magnífica.

- O retrato, encomendado por alguns amigos e admiradores do dr. Flaquer, será dentro em pouco colocado na Câmara Municipal de São Bernardo.

PARA ENTENDER

- Oscar Pereira da Silva (São Fidélis, RJ, 1867 – São Paulo, SP, 1939). Pintor, decorador, desenhista, professor. Realiza estudos na França. Recebe prêmios. Produz febrilmente. Trabalha na decoração do Teatro Municipal de São Paulo. Um dos maiores nomes da pintura brasileira.

- Dr. Flaquer (Itu, SP, 1854; Santo André, 1924). Professor. Senador estadual por São Paulo, vereador por Santo André. Líder republicano e abolicionista. Primeiro líder político a se destacar na Primeira República no Grande ABC.

- Um retrato do Dr. Flaquer permaneceu exposto em galeria na Câmara de Santo André até a Era do Centro Cívico, quando os retratos foram devolvidos às famílias. Seria este retrato que esteve na Câmara de Santo André, o mesmo pintado por Oscar Pereira da Silva em 1916? Com quem estaria este retrato hoje?

ADENDO

Na foto do elenco teatral de Santo André que Memória publicou no sábado faltou citar o nome de Noretta Vezzá.

Diário há 30 anos

Sábado, 12 de abril de 1986 - ano 28, nº 6106

Manchete – Sunab já prepara ajustes na tabela; consumo de combustíveis cresce 15%

Política Sindical – Supremo Tribunal Federal concede <CF160>habeas corpus a Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, presidente da CUT/ABC. Foram 5 votos a 0. Os juízes são unânimes em dizer que não ficou caracterizado o crime de difamação ao então presidente Figueiredo.

Em uma assembleia realizada no Grande ABC em 1983, Vicentinho referiu-se ao decreto-lei 2024 e afirmou que o presidente da República estava roubando descaradamente os trabalhadores.

Santo André – Iniciadas as obras de restauração do Paço.

- Engenheiro José Morelli assume a Superintendência do Semasa. Substitui ao engenheiro Adalberto Leão Bretas.

Polícia – Advogado mata esposa e suicida-se em Santo André.

Em 12 de abril de...

1916 – Morre, no Rio de Janeiro, o general e senador paulista Francisco Glicério. Era de Campinas e foi sepultado em sua cidade. É nome de rua no Centro de Santo André.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Cento e cinquenta mil albaneses mortos de fome.’

1931 – O humorista Chico Anysio nasce em Maranguape (CE).

1961 – Ministério do Trabalho reconhece o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema, hoje Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Santos do Dia

- São Vítor de Braga. Santo português. Martirizado no ano 300 por ter se recusado a participar de um cortejo para honrar uma deusa pagã.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Júlio I

- Sabas Godo

- Angelo de Chivasso

Hoje

- Dia do Humorista

- Dia do Obstetra e da Parteira

- Dia da Intendência do Exército Brasileiro 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;