Política Titulo
Presidente da Câmara apóia Ivete
Leandro Laranjeira
Do Diário do Grande ABC
08/04/2007 | 07:00
Compartilhar notícia


A pré-candidatura da vice-prefeita de Santo André, Ivete Garcia (PT), à sucessão do petista João Avamileno em 2008 ganhou um nome de peso em seu favor. Trata-se do presidente da Câmara, José Montoro Filho, o Montorinho (PT). Ele admitiu oficialmente que estará ao lado de Ivete durante as prévias do partido e que, inclusive, já começou a trabalhar para que ela seja a futura prefeita da cidade.

Montorinho, que integra o conselho político do mandato de Vanderlei Siraque (também pré-candidato), diz ter sido difícil escolher. “Pensei bastante e, neste momento, acredito que a Ivete seja a mais indicada e preparada para dar continuidade ao projeto político iniciado por Celso Daniel e que teve seqüência com o João Avamileno. Por isso mesmo até já estou engajado nessa jornada de fazer com que ela seja a sucessora do PT na Prefeitura.”

Na opinião de Montorinho, Ivete é a que mais reúne condições de agregar forças políticas da cidade no sentido de formar alianças em torno de um projeto. Avalia também que a vice-prefeita leva vantagem na disputa com os demais pré-candidatos da legenda (há também o vereador Claudio Malatesta e o militante Ivo Martim) para obter votos de eleitores não simpáticos ao PT.

“Temos de pensar uma candidatura que extrapole a questão interna do PT. É necessário avaliarmos quem tem mais chance de vencer lá fora, externamente. Nesse sentido, acho que hoje a Ivete detém esse poder”, argumenta Montorinho.

Outro fator apontado pelo petista para a escolha por Ivete é o fato de a vice-prefeita ser mulher. “Isso colaborou. As mulheres, em geral, são mais maleáveis. Além disso, ela tem uma grande inserção neste público em função da luta e da história construída no partido, defendendo interesses femininos. Sem contar que nunca tivemos em Santo André uma prefeita”, ressalta.

“Ela realmente está pronta para o desafio”, acrescenta Montorinho, lembrando que Ivete tem experiência tanto no Legislativo (foi vereadora e presidente da Câmara) quanto no Executivo (além de ser vice-prefeita, é secretária municipal de Orçamento e Planejamento Participativo).

O chefe do Legislativo, no entanto, explica que continuará auxiliando Siraque na Assembléia. “Ele foi vereador comigo e também já presidiu essa Casa. Temos uma trajetória na Câmara e no partido. Continuarei no conselho político do Siraque porque acho que ele faz um bom mandato de deputado para a nossa cidade. O apoiei durante a eleição e vou continuar a trabalhar em prol do mandato dele”, afirma.

PRÉVIAS
Montorinho admite que o objetivo do partido em Santo André é tentar fazer com que o PT adiante as eleições internas que definirão o nome do candidato. A sugestão foi colocada para ser analisada em uma reunião recente do diretório pelo próprio Avamileno.

“Assino embaixo aquilo que o prefeito quer fazer. Temos de definir logo nosso candidato. Até porque sabemos que dificilmente teremos consenso em torno de um nome”, admite.

A idéia, explica ele, é adiantar as prévias previstas para abril ou maio de 2008 para o segundo semestre deste ano, possivelmente entre setembro e outubro. “É melhor adiantarmos o processo a fim de apresentar e divulgar o nome do nosso candidato para a cidade. Isso facilita até as negociações com demais partidos interessados em fazer parte de um projeto voltado ao município.”



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;