Setecidades Titulo Religião
Novo bispo assume diocese andreense

Dom Pedro Carlos Cipollini substitui Dom Nelson Westrupp, que ocupou posto desde 2003

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
27/07/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Público de aproximadamente 7.000 pessoas acompanhou a posse canônica de novo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, 63 anos, em solenidade realizada na tarde de ontem na Praça do Carmo. O ato foi presidido pelo cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer.

Dom Pedro substitui Dom Nelson Westrupp, que, após completar 75 anos, pediu renúncia de seu cargo ao papa Francisco, conforme prevê o Código de Direito Canônico. Ele estava na função desde 2003. “Deixo a diocese com o sentimento de missão cumprida, a consciência tranquila, serena e estou à disposição de continuar a colaborar em meu ministério, enquanto bispo emérito”, falou Dom Nelson.

O evento que marcou a posse de Dom Pedro atraiu autoridades políticas da região, como o deputado estadual Orlando Morando (PSDB), o deputado federal Alex Manente (PPS), e os prefeitos Carlos Grana (PT), de Santo André; Donisete Braga (PT), de Mauá e Luiz Marinho (PT), de São Bernardo. “Dom Pedro me visitou no gabinete na sexta-feira e demonstrou ser uma pessoa muito interessada nos assuntos sociais da região”, destacou Grana.

O atual bispo, natural de Caconde, no interior do Estado, atuava em Amparo, cidade de 69.808 habitantes. Ele ressalta que a vinda à diocese de Santo André, constituída por 99 paróquias distribuídas em todo o Grande ABC, é um desafio. “Aqui são 2,7 milhões de pessoas, é outra dimensão. Você tem que redimensionar todo o seu modo de ver e os projetos que pensa para uma igreja.”

Para ter uma base do que o espera, percorreu as sete cidades e diz ter ficado feliz por ter visto que “a igreja está presente em todos os lugares”.

Dom Pedro comentou que antes de projetar ações para desenvolver durante seu bispado, precisa conhecer um pouco mais o atual cenário. “Os padres que estão aqui conhecem a realidade melhor do que eu, então, em um primeiro momento vou ter que ouvir, conhecer e depois, juntos, nós vamos dialogando e poderei dar as minhas opiniões.”

Nas andanças que fez, o novo bispo percebeu a apreensão das pessoas diante dos problemas que a retração econômica vem trazendo, como o desemprego, e a elas deixou uma mensagem. “Em todo momento de crise, o que ajuda é a solidariedade, a união entre as pessoas, é isso o que nos faz superar as crises, por mais difíceis que sejam. Que tenham confiança em Deus, coragem e se unam.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;