Setecidades Titulo Paranapiacaba
Santo André testará ônibus com sistema de videomonitoramento

Prefeito Carlos Grana afirma que veículo de Segurança estará disponível para uso no Festival de Inverno, que começa amanhã

Por Rodrigo Mozelli
Especial para o Diário
17/07/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Ari Paleta/DGABC


O prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), anunciou ontem nova ferramenta de Segurança para a cidade: um ônibus de videomonitoramento. O veículo será lançado no 15º Festival de Inverno de Paranapiacaba, que começa amanhã, e será utilizado durante os dois fins de semana do evento.

O modelo é equipado com câmera telescópica, que é capaz de alcançar até dois quilômetros de distância. O veículo foi enviado pelo governo federal e também será testado em outras 15 cidades do Estado, entre elas Mauá. “O ônibus não será utilizado somente em eventos grandes. Nossa ideia é, com o equipamento, aprimorar a Segurança pública de Santo André”, disse Grana.

Em seu primeiro teste, o veículo ficará na parte alta da vila ferroviária, a partir das 15h de amanhã. Já o esquema de Segurança seguirá o mesmo padrão das edições anteriores, com participação das polícias Militar, Civil, Rodoviária e Guarda Civil Municipal.

Para justificar a diminuição do tempo do festival – que já chegou a ser realizado por quatro fins de semanas – e a presença apenas de artistas regionais, o mandatário andreense alegou dois motivos. “Com a execução das obras de revitalização da vila (por meio do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento Cidades Históricas), não podemos realizar evento muito grande, pois isto desviaria a atenção das intervenções. O foco é o restauro.”

O prefeito ainda afirmou que a 15ª edição do festival – com gasto estipulado em R$ 500 mil, a mais barata de todas – é momento de celebração, já que a histórica vila é candidata a patrimônio da humanidade da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), feito inédito no Estado. “Por conta disso, prefiro não cravar data específica para o fim das obras”, afirmou Grana, complementado pelo secretário de Cultura e Turismo, Tiago Nogueira, que citou uma das oito etapas do projeto: a revitalização de 242 imóveis. “É a maior obra de restauração deste tipo do País, já que não é só uma edificação, é uma vila inteira. Além disso, temos que mover as famílias de suas casas aos poucos. Umas são maiores que as demais, outras tem cachorro, etc.”

As reformas realizadas pela Prefeitura na vila contam com verba do governo federal de cerca de R$ 40 milhões, liberada conforme o avanço das obras.

PROGRAMAÇÃO

O primeiro dia do festival terá show de Ricardo Baldacci, em homenagem a Frank Sinatra, a partir das 13h, além de apresentações de Trio Jorge, trompetista Quinzinho Oliveira e Irmandade do Blues. No domingo, a programação começa também às 13h com Bruno de La Rosa, Grazzie Brazil e a cantora Márcia Cherubin.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;