Sua Saúde Titulo Sua Saúde
Vitiligo - Dr. Leo Kahn

Doença da pele causada por perda gradativa de sua pigmentação...

Leo Kahn
24/04/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Doença da pele causada por perda gradativa de sua pigmentação, geralmente com o surgimento de manchas brancas com bordas bem delimitadas e com crescimento centrífugo nos locais acometidos.

Essas lesões podem ser isoladas ou espalharem-se pelo corpo, atingindo cabelo, genitais, cotovelos, joelhos, face, olhos, extremidades dos membros inferiores e superiores. Não é contagioso, acomete de 1% a 2% da população mundial, sendo mais comum até 20 anos de idade, em indivíduos com pele mais escura, independente de sexo e 30% dos casos possuem histórico familiar.

Existem três teorias sobre as causas da doença:

Imunológica: que identifica como uma doença autoimune com início na formação de anticorpos antimelanócitos e que pode estar associadas a diabetes, lúpus, tireoidite de Hashimoto, entre outras.

Neural: em que um mediador químico causaria a inibição ou destruição da produção de melanócitos.

Citotóxica: metabólitos formados durante a fabricação da melanina podem destruir os melanócitos.

O vitiligo é classificado em ‘localizado’, quando ocorre uma ou mais manchas em, pelo menos, três partes do corpo, com evolução de semanas ou alguns poucos meses e seguida de estabilização. E em ‘generalizado’, quando acomete várias áreas muitas vezes simétricas, com evolução rápida ou lenta e raramente na forma universal, com mais de 70% do corpo acometido.

Sinais e Sintomas:

- Perda da cor da mucosa da boca e nariz;

- Perda de pigmentação do cabelo, cílios, barba e sobrancelhas;

- Alteração da cor da retina;

- Descoloração das axilas, umbigo, órgãos genital e reto.

O diagnóstico é feito através do histórico e do exame físico das lesões. O exame do paciente com lâmpada de Wood pode ser de grande utilidade para detectar manchas iniciais, a biopsia dificilmente é necessária para o diagnóstico diferencial.

Saiba mais:

- A evolução do vitiligo é imprevisível.

- A repigmentação espontânea não é rara.

- Algumas manchas brancas podem ser provocadas pelo Sol ou por micoses e não constituem lesões de vitiligo.

- O diagnóstico, em geral, não apresenta dificuldades.

- Raramente ocorre cura definitiva das lesões, pois há áreas que apresentam maior dificuldade de recuperar a pigmentação.

- Tome Sol com cuidado, por períodos curtos.

- Use protetor solar, evitando a exposição entre 10h e 16h.

- Reaplique o protetor solar a cada duas horas.

- Hidrate a pele normalmente.

- É difícil prever como a doença vai progredir.

- Procure um médico dermatologista se você notar que alguma parte de seu corpo, cabelo ou olhos está perdendo a cor, especialmente se você notar o surgimento de manchas em algumas partes do corpo.

Se você tem dúvidas sobre saúde, envie um e-mail para leo.kahn@uol.com.br ou visite o site www.vivaintegral.com.br
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;