Memória Titulo Memória
Um sábado de Memória no Museu de Santo André

A Memória do Grande ABC se encontra na manhã de sábado no Museu de Santo André...

Ademir Medici
24/04/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


A Memória do Grande ABC se encontra na manhã de sábado no Museu de Santo André, sob a inspiração do seu padrinho, Dr. Octaviano Armando Gaiarsa. Realiza-se, das 8h30 às 13h, o 17º Encontro de Pesquisadores. São acadêmicos e não acadêmicos do Grande ABC que ganham espaço para falar das suas obras mais recentes.

São Caetano abrirá a jornada, com a jornalista Priscila Gorzoni e a historiadora Cristina Toledo de Carvalho. Priscila fará um passeio pela gastronomia da cidade, contando histórias e registrando memórias das culinárias de famílias locais. Cristina discorrerá sobre a presença de migrantes agasalhados pela Sociedade Beneficente Brasil Unido – e que bom se o prefeito Raimundo da Cunha Leite pudesse estar presente.

Vanessa Gayego Bello Figueiredo vem de Mauá para falar sobre patrimônio e paisagens. Provocativa até no título da narrativa, ela indaga: novos conceitos para velhas concepções? Vamos averiguar.

De nossa parte, algumas notícias sobre o livro Semente do Grande ABC, que a partir da Paróquia da Boa Viagem – a primeira – apresenta a formação das 97 paróquias seguintes, em 200 anos de história, com suas capelas e fé de gente de todas as paragens que foi construindo uma bela história de religiosidade.

Já a professora Marly Cammarosano Kopczynski, que tem um belo trabalho sobre a formação histórica de Santo André, centraliza sua participação retornando à segunda legislatura da nova Câmara de Santo André: o jogo político partidário no legislativo andreense (1952 a 1955).

A jornada de amanhã será completada com o lançamento de um livro: Paranapiacaba, um patrimônio para a humanidade, de Vanessa Gayego Bello Figueiredo e Ronaldo André Rodrigues da Silva, pela Editora Marquise. Não percam.

Rua Senador Fláquer, 470 – Centro

Telefones: 4427-7297 / 4436-3631

Município Paulista

- Aniversaria hoje Oscar Bressane. Instalado como município em 24 de abril de 1945, quando se separa de Santa Cruz do Rio Pardo.

Hoje

- Dia do Boi

- Dia Internacional do Jovem Trabalhador

- Dia do Operador de Triagem e Transbordo

- Dia do Agente de Viagem

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 24 de abril de 1985 – ano 27, nº 5808
Manchete – Tumulto na chegada a Belo Horizonte: cinco mortes

Cinco pessoas morreram e mais de 500 ficaram feridas no tumulto ocorrido ontem à tarde na entrada do Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, onde o corpo do presidente Tancredo Neves estava sendo velado.

- São João Del Rey espera o corpo.

- No Planalto, 40 mil veem Tancredo.

- Dona Risoleta, firme e confortada.

Editorial – Multidão na rua ensina o caminho

Coluna do Castello (Carlos Castello Branco) – Interferências e mudanças pós-Tancredo.

Rio Grande da Serra – Sem publicação, até o prefeito William Ramos reconhece que leis da cidade são nulas.

- Rede Ferroviária Federal reforma armazém histórico da estação.

Mauá – Bicicletário já está autorizado.

São Bernardo – Repartições podem ter sistema de videotexto.

Em 24 de abril de...

1880 – Lei estadual número 106 autoriza o governo a conceder a qualquer indivíduo ou companhia privilégio para construção e custeio de uma estrada de ferro entre a estação Rio Grande (hoje da Serra) e Mogi das Cruzes, prolongando-se para onde for conveniente.

1915 – A Light resolve mandar colocar os postes de que necessita para a instalação de luz particular na Estação de São Caetano.

A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘O uso de bombas asfixiantes pelos alemães’.

1970 – Presidente Medici anuncia Laudo Natel como o candidato da Arena nas eleições de outubro em São Paulo.

Delegacia de Polícia de Diadema muda para a Rua Niterói, 20.

1975 – Grande ABC inicia a vacinação em massa contra a meningite. Mais de 1 milhão de pessoas serão atendidas.

- Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Turístico do Estado, o Condephaat, tomba (preserva oficialmente) a Capela do Pilar, em Ribeirão Pires.

Santos do dia

- Na estampa, São Fidélis de Sigmaringa (Alemanha 1577-1622). Formou-se em Direito. Foi chamado de o advogado dos pobres. Tornou-se frade em 1612.

- Maria Eufrásia

- Honório 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;