Internacional Titulo
Coréia do Norte adverte Japao sobre possível ataque
Do Diário do Grande ABC
22/01/1999 | 10:07
Compartilhar notícia


A Coréia do Norte advertiu nesta sexta-feira o Japao de que seu território está dentro de sua "esfera de ataque", condenando novamente os projetos de Tóquio, de cooperaçao militar com a Coréia do Sul. "O Japao se encontra exatamente sob a esfera de ataque da Coréia do Norte", informou a agência oficial norte-coreana KCNA, citando o jornal do regime comunista.

As relaçoes entre os dois países se deterioraram desde 31 de agosto, quando um míssil de três estágios lançado por Pyongyang cruzou o espaço aéreo japonês. A Coréia do Norte afirmou que se tratava apenas de um lançador de satélites. "Em relaçao a satélites ou mísseis, é nosso direito absoluto criá-los, colocá-los à prova, manobrá-los ou lançá-los", advertiu na quarta-feira a agência KCNA, depois que Japao e Coréia do Sul denunciaram ao mundo que os norte-coreanos estariam desenvolvendo mísseis paralelamente ao seu programa nuclear secreto.

O jornal oficial da Coréia do Norte classificou de "ridícula" a sugestao do Primeiro-Ministro japonês, Keizo Obuchi, para que Pyongyang autorize inspeçoes internacionais em instalaçoes subterrâneas suspeitas de esconder o programa atômico norte-coreano, para normalizar as relaçoes entre os países da regiao. "O obstáculo para melhorar as relaçoes é a política hostil adotada pelo Japao e sua cínica tentativa de esquecer o passado", afirmou a agência, recordando que o regime de Pyongyang exige compensaçao "pelos enormes prejuízos" do povo coreano, durante os 35 anos de ocupaçao japonesa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;