Economia Titulo
Empresas ampliam gama
de benefício ao funcionário
Por Tauana Marin
do Diário do Grande ABC
28/02/2011 | 07:21
Compartilhar notícia


Carro, celular, laptop, previdência privada, auxílio educação e academia. Esses são alguns dos mimos oferecidos a colaboradores pelas empresas.

Conhecidos como salários indiretos, os benefícios têm papel fundamental na decisão dos funcionários de escolher propostas de trabalho. "Em geral, o profissional migra de uma empresa para outra visando os benefícios que lhe serão concedidos, mesmo que o salário seja um pouco inferior", detalha a consultora de recrutamento e seleção da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Marion Caruso.

Ela explica que os colaboradores se sentem mais valorizados e seguros quando têm uma gama de benefícios. "A pessoa fica mais motivada e acaba construindo sua carreira na empresa. Oferecer bons serviços aos funcionários é uma forma de reter talentos."

Entre os benefícios básicos estão as assistências médica e odontológica, vale-refeição e custeio do transporte. Outras empresas vão além e disponibilizam academias (próprias ou convênios); auxílio-creche; auxílio complementar de saúde (nutrição, fisioterapia, psicologia - nem sempre cobertos pelos planos oferecidos); possibilidade de compra de ações da própria empresa; facilidade para empréstimos; transporte fretado; previdência privada; e cursos.

 "Não é difícil profissionais com cargos gerenciais ter acesso a celular 24 horas, laptop próprio e carro empresarial", completa Aline Medina Finholdt, coordenadora de operações da Gelre, empresa voltada a consultoria de recursos humanos.

Sem falar nas salas de massagem, aéreas arborizadas para convivência e exercícios laboriais no meio do expediente - com objetivo de melhorar a qualidade de vida e, consequnetemente, a saúde dos colaboradores.

Além destes mimos, grandes companhias - visando o bom desempenho do funcionário - realiza premiações trimestrais, semestrais e anuais. "Nesses casos os colaboradores recebem junto com o salário mensal quantia extra pela meta alcançada. Tem incentivo melhor?", brinca Aline.

TENDÊNCIA

Atualmente, cerca de 4% do total das companhias brasileiras, de olho na tendência mundial, oferece aos novos colaboradores uma espécie de cardápio de benefícios, que são escolhidos pelos contratados. "Vamos supor que a pessoa ocupará o cargo de gerência, ele vai ter a opção montar seu pacote de auxílios. É uma forma de personalizar a contratação daquele profissional, que por outro lado, se sentirá muito valorizado", esclarece a consultora Marion Caruso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;