Setecidades Titulo Greve dos coletores
Força-tarefa recolhe 70% dos resíduos

Prefeitura montou equipe emergencial para amenizar efeitos da greve dos coletores de lixo

Por Daniel Tossato
Especial para o Diário
29/03/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Devido às consequências da greve dos garis e coletores de lixo, que entra hoje no sétimo dia, a Prefeitura de Santo André organizou força-tarefa para tentar diminuir a quantidade de resíduos espalhados pelas ruas.

Desde a manhã de ontem, o prefeito Carlos Grana (PT) e o secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra, visitaram os ecopontos da cidade para averiguar a situação de cada um desses locais para destinação de lixo. “Com essa ação, conseguimos atingir 70% da capacidade de recolhimento dos resíduos”, disse Grana.

A força-tarefa, que teve status de emergencial, limpou e reabriu as estações Centreville, Ipanema, Antonina, Camilópolis e Carnaúba. A ação contou também com equipes do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) e foram mobilizados, ao todo, 51 equipes e 168 funcionários.

“O objetivo é reduzir os efeitos negativos da greve. Escolhemos primeiramente os pontos de coleta que ficam nos bairros, pois é onde os moradores deixam a maioria de seus resíduos”, disse Paulinho. Paralelamente, o Semasa conseguiu colocar 21 caminhões coletores de empresa contratada nas ruas, que foram escoltados por equipes da GCM (Guarda Civil Municipal).

Grana assegurou que os esforços continuarão hoje. Porém, a coleta só deve voltar ao normal quando os trabalhadores da limpeza encerrarem a paralisação. “As negociações ainda então acontecendo e eu respeito o estado de greve, mas há de se cumprir a liminar (que determinou o mínimo de equipes que devem trabalhar)”, disse o prefeito.

Até a 13h30 de ontem, foram recolhidas 325 toneladas de lixo, com a expectativa de que esse número pudesse dobrar até o fim do dia. Normalmente são coletadas por dia cerca de 650 toneladas em toda a cidade. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;