Política Titulo Sem ataques
Na Assembleia, PT manterá oposição ‘light’ a Alckmin

Novo líder da bancada afirma que bloco vai debater questões propositivas e evita acentuar crise após ingerência de Marinho na ala petista

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
29/03/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação/Alesp


O discurso do novo líder da bancada do PT na Assembleia, Geraldo Cruz, demonstra que o maior bloco de oposição no Legislativo provocará pouco embate com o governo de Geraldo Alckmin (PSDB).

Em entrevista exclusiva ao Diário, Geraldo Cruz diz que a ala terá tom propositivo em vez de criticar duramente a administração. “Vamos trabalhar questões propositivas. O que entendermos que é melhor para o Estado vamos aprovar e o que não for, tentaremos o diálogo e a melhoria da proposta”, afirmou.

A bancada petista ficou em evidência no último mês depois que o deputado João Paulo Rillo se queixou publicamente de interferência do diretório estadual da sigla. Rillo declarou que o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, e o presidente estadual do petismo, Emidio de Souza, agiram nos bastidores para que Enio Tatto ficasse, numa composição com Alckmin, com a primeira secretaria da Assembleia, mantendo, assim, política ‘light’ contra o governador tucano.

“Não sei em que contexto ele (Rillo) disso isso. Não acompanhei. Às vezes, no calor da emoção determinadas frases são ditas. Se ele sabia de alguma coisa (orientação) não compartilhou comigo”, despistou Cruz. “Nossa bancada se faz presente e em muitos projetos conseguimos melhorar o objetivo. O governador tem ampla maioria, mas nós não deixamos de fazer o embate sobre aquilo que entendemos que não é de interesse para a população”, adicionou.

Para Cruz, é natural haver discussão entre o diretório e bancada parlamentar. Contudo, ele descartou existência de ingerência. “Essa troca de ideias entre nós os integrantes da executiva é comum. Além do mandato aqui na Casa, fui prefeito de Embu das Artes e nunca me pediram para fazer assim ou assado. Sempre tive meu posicionamento respeitado”, complementou. Ele foi prefeito de Embu das Artes de 2001 a 2008 e está em seu segundo mandato no Legislativo.

Em relação à bancada petista do Grande ABC – PT da região elegeu quatro deputados, Ana do Carmo, Luiz Fernando Teixeira, Luiz Turco e Teonílio Monteiro da Costa, o Barba –, Geraldo Cruz fez elogios e disse esperar posicionamento contundente no auxílio de debates nas matérias. “São quatro parlamentares muitos bons, de diferentes frentes de atuação. A região é muito significativa para São Paulo, principalmente nas questões de Mobilidade Urbana. Tenho certeza que com o conhecimento deles, poderemos assegurar importantes avanços.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;